Todo líder que atua no contexto da Nova Economia Digital tem como missão garantir a transformação cultural e a aceleração de resultados de sua organização. Para tornar este desafio uma realidade, o líder deve engajar e inspirar seus liderados a trabalharem coletivamente na direção de um objetivo comum. Além disso, um líder digital que atua num contexto VUCA deve estar preparado para gerir uma organização a partir de novos modelos de gestão baseados em valores, crenças e princípios das abordagens Lean, Ágil e Exponencial.

O Modelo de Liderança foi concebido para ser o ponto de partida de nossa modelagem do papel do Agile Business Owner, pois ele define o escopo de atuação e a importância do papel como Líder de Negócio (alavancagem de resultados) e Agente de Mudança (evolução das capacidades organizacionais). Este modelo serve de referência para os demais modelos de Prática, Proficiência e Competência, bem como para seu Programa de Educação.

Esta seção tem por objetivo descrever a estrutura do Modelo de Liderança do Agile Business Owner e orientar sua leitura a partir da apresentação dos princípios utilizados em sua construção.

A Estrutura do Modelo

Consideramos que todo gestor/líder de negócio tem por obrigação analisar não somente os resultados de sua organização, mas também as relações causais entre desempenho e capacidades diante da volatilidade e da complexidade da Nova Economia. Esta análise irá demandar novos modelos e ferramentas de gestão distintos daqueles utilizados no período da Economia Clássica, motivo pelo qual buscamos na Análise de Negócios novos conceitos e referências para fundamentar o Modelo de Liderança do Agile Business Owner.

Adotamos o Modelo de Conceitos Essenciais da Análise de Negócios (BACCM) como base para a estrutura do Modelo de Liderança, pois ele representa os elementos críticos que qualquer gestor deveria tratar numa iniciativa de transformação do negócio: Contexto, Partes Interessadas, Valor, Necessidades, Soluções e Mudança.

Concebido em 2011, por membros do Instituto Internacional de Análise de Negócios (IIBA), que elaboravam a versão 3 do Guia para o Corpo do Conhecimento da Análise de Negócios (BABOK), o BACCM ajuda a compreender de forma efetiva cada conceito essencial e suas inter-relações, estimulando uma visão sistêmica do problema. A partir de uma variação do BACCM (invertemos a ordem de alguns elementos no diagrama), fomos capazes de utilizar este modelo como representação do escopo de atuação do Agile Business Owner e dos estilos de liderança necessários para torná-lo um líder efetivo na Nova Economia. A figura abaixo apresenta o Modelo de Liderança do Agile Business Owner elaborado a partir do BACCM:

Clique na imagem para ampliar

A Leitura do Modelo

Recomendamos que o Modelo de Liderança do Agile Business Owner seja lido a partir dos elementos do triângulo laranja, seguindo uma sequência lógica que estruturam o problema na perspectiva do Líder de Negócio: gerar valor para as partes interessadas num determinado contexto de negócio. Em seguida, a leitura segue para os demais elementos do triângulo azul, que estruturam o problema na perspectiva do Agente de Mudança: identificar as reais necessidades de negócio e projetar soluções efetivas que viabilizem a mudança organizacional.

O Agile Business Owner como Líder de Negócio

Clique na imagem para ampliar

Os primeiros três elementos do Modelo de Liderança do Agile Business Owner compõem o que consideramos sua base de atuação como Líder de Negócio no processo de transformação organizacional. Estas são as definições de cada conceito e suas implicações para o papel do líder:

  1. CONTEXTO – O ambiente e as circunstâncias que caracterizam um fato ou uma condição da organização. Tipicamente, um cenário específico de negócio com as suas características relacionadas (quem, onde, quando, o que e quanto).

    O Agile Business Owner é o líder de um determinado contexto de negócio, sendo responsável por sua evolução a partir dos requisitos e expectativas de mercado, bem como pelos diferenciais competitivos destacados da concorrência. O Agile Business Owner é um profissional preparado para atuar como gestor no ambiente VUCA da Nova Economia Digital.
  1. PARTES INTERESSADAS – Correspondem a todos os indivíduos e organizações que afetam ou são afetados num determinado contexto de negócio (quem, o que e porque), sendo os principais: Clientes, Colaboradores, Parceiros, Investidores e Sociedade.

    O Agile Business Owner é a principal parte interessada em seu contexto de negócio, pois tem como responsabilidade a evolução e a alavancagem de seus resultados (Custo da Oportunidade e Retorno de Investimento). É ele quem deve garantir a integração e o alinhamento de todas as partes no seu contexto de negócio, atuando como facilitador e orquestrador das diferentes percepções de valor sobre a organização.
  1. VALOR – A importância ou a utilidade de algo para uma parte interessada, podendo ser relativo a imagem, resultado, capacidade ou recurso específico (o que, quanto e porque). Tipicamente, está associado à percepção de uma ameaça ou ao crescimento do indivíduo ou da organização, resultando numa mentalidade fixa ou de crescimento diante do potencial do negócio.

    O Agile Business Owner é responsável pela evolução (capacidades) e crescimento (resultados) do seu contexto de negócio. Por esta razão, é o maior responsável pela identificação da percepção de valor no contexto e pelo alinhamento das expectativas de suas partes interessadas. Tem autoridade sobre os investimentos nas iniciativas de mudança, sendo o maior responsável pelo retorno de investimento ou custo de oportunidade na perspectiva de negócio. Sua competência de liderança no estilo Líder Empreendedor faz com que ele pense na aceleração de negócios, expansão e crescimento organizacional.

O Agile Business Owner como Agente de Mudança

Clique na imagem para ampliar

Os últimos três elementos do Modelo de Liderança do Agile Business Owner compõem o que consideramos ser sua base de atuação como Agente de Mudança no processo de transformação organizacional. Estas são as definições de cada conceito e suas implicações na missão do líder:

  1. NECESSIDADES – Aquilo que é vital ou imprescindível para a sobrevivência ou o crescimento da organização. Na gestão de negócios, entendemos como as novas capacidades que irão viabilizar a recuperação ou o crescimento exponencial sustentável da organização (o que, quem, quanto, como e quando).

    O Agile Business Owner compreende que melhores resultados de negócio são a consequência de melhores capacidades organizacionais (modelo mental de crescimento). Por esta razão, sua competência de liderança no estilo Líder Coach viabiliza a correta compreensão do problema de negócio, a partir da visão sistêmica da organização e da identificação de seus gaps de capacidade, reduzindo os desperdícios e acelerando a geração de valor para as partes interessadas.
  1. SOLUÇÕES – Uma ou mais formas específicas de satisfazer as necessidades das partes no contexto de negócio. Para ser efetiva, uma solução deve contemplar diversos aspectos do problema, como negócio, mercado, produtos, serviços, sistemas, tecnologias, ferramentas, processos, políticas, diretrizes e pessoas. Tipicamente, investimos no desenvolvimento e/ou aquisição de soluções para elevar nossa eficiência e eficácia, garantir compliance, tomar decisões rápidas e assertivas e mitigar os riscos de nossas decisões, assim como gerar novas oportunidades para a organização. Ou seja, as soluções devem suportar as novas capacidades necessárias para a organização.

    O Agile Business Owner compreende que as melhores soluções resultam do trabalho colaborativo realizado por equipes multidisciplinares auto-organizadas. Por esta razão, sua competência de liderança no estilo Líder Participativo viabiliza um ambiente seguro de experimentação e aprendizagem que garante a antecipação do valor agregado por ciclos curtos de inspeção e adaptação junto ao cliente (cocriação). Cabe destacar que respeito e confiança são essenciais para a conquista do alto desempenho das equipes de trabalho.
  1. MUDANÇAS – No mundo dos negócios, mudança é o ato de transformar os elementos de um contexto em resposta a uma ou mais necessidades das partes interessadas. Tipicamente, consiste na formulação de uma estratégia (com análise de cenários – atual e futuro, análise de valor e riscos, análise da solução e plano de transformação) e a execução da mesma. Orquestrar as mudanças (projetos e iniciativas) com a estratégia organizacional e os desejos das partes interessadas é o maior desafio do processo de Gestão da Mudança, ainda mais diante dos desafios do mundo VUCA.

    O Agile Business Owner compreende que viabilizar mudanças em seu contexto de negócio, garantindo a evolução pelo desenvolvimento de novas capacidades, é a base para alavancar resultados na Nova Economia Digital. Por esta razão, sua competência de liderança no estilo Líder Visionário inspira o desejo pela visão de futuro e a confiança no caminho a ser percorrido durante o processo de transformação organizacional.

Conclusão

Numa visão pragmática da aplicação do Modelo de Liderança do Agile Business Owner, podemos afirmar que, no escopo de atuação de um líder, seis questionamentos usuais fazem parte da sua rotina em qualquer circunstância da sua agenda de trabalho:

  • Em que CONTEXTO de negócios estamos inseridos?
  • Quem são as PARTES INTERESSADAS neste contexto?
  • Qual a percepção de VALOR das partes neste contexto?
  • Quais são as reais NECESSIDADES do negócio?
  • Qual a melhor SOLUÇÃO para satisfazer as necessidades?
  • Que MUDANÇAS são necessárias para realizar a solução?

Como é possível constatar, o papel de Agile Business Owner serve para qualquer ambiente de negócios e qualquer campo de análise, ampliando a visão do líder sobre os principais fatores críticos de sucesso de uma iniciativa, de um projeto, ou da própria organização como um todo, seja na perspectiva da construção do resultado empresarial, quanti na perspectiva da gestão da mudança. A figura abaixo (um Mapa Conceitual) resume o papel do Agile Business Owner como:

  1. O Gestor de um determinado contexto de negócio que necessita de novas capacidades para alavancar resultados;
  2. Um Agente de Mudança do tipo visionário, com autoridade de gestor para evoluir o contexto de negócio mediante o desenvolvimento de soluções que suportam as novas capacidades e viabilizam os resultados;
  3. Um Líder do tipo coach, com responsabilidade de gestor para questionar o contexto de negócio, que desenvolve talentos para criar novas capacidades e conquistar os resultados;