Modelos de Referência

Liderar com proficiência a perspectiva de negócios de uma organização, colocando em prática as competências exigidas pela Nova Economia Digital nos horizontes das operações, iniciativas e estratégia organizacional é o maior desafio do Agile Business Owner. Os Modelos de Referência deste Guia, como o próprio nome já indica, são os padrões de referência criados para orientar o desenvolvimento profissional do Agile Business Owner em temas como Liderança, Prática, Proficiência e Competência.

Cada Modelo de Referência possui um diagrama único concebido para ilustrar suas bases do conhecimento e a inter-relação de seus elementos com os demais componentes do Guia, sendo detalhados apropriadamente em seções específicas. A figura abaixo ilustra a natureza de cada diagrama e suas relações com a visão sistêmica do Guia de Referência.

Visão sistêmica dos quatro Modelos de Referência do Agile Business Owner.
(Clique na imagem para ampliar)

É importante observar que os quatro Modelos de Referência do Agile Business Owner resultam do uso direto ou combinado de alguns modelos de análise conhecidos e difundidos no mercado internacional. Nosso trabalho consiste em fazer a curadoria desses modelos e adaptá-los para a realidade e a necessidade do contexto de atuação do Agile Business Owner. A próxima seção resume as bases conceituais de cada modelo, com seus respectivos links de acesso as suas versões detalhadas no Guia de Referência.

Sobre os Modelos de Referência

  1. Modelo de Liderança
    Concebemos o Modelo de Liderança do Agile Business Owner com base em dois modelos de referência: o Modelo de Conceitos Essenciais de Business Ownership (BOCCM), criado a partir do Modelo de Conceitos Essenciais da Análise de Negócios (BACCM), do Instituto Internacional de Análise de Negócios (IIBA), e o Mapa Conceitual do Agile Business Owner (ABOCM), criado para demonstrar as relações existentes entre a definição do papel e suas responsabilidades como líder de negócios e agente de mudanças.
  1. Modelo de Prática
    Concebemos o Modelo de Prática do Agile Business Owner como a combinação entre o Ciclo de Melhoria Implacável do PDCAL (uma versão estendida do ciclo PDCA, com o A de Act sendo substituído por Analysis – Análise em português – e L representando Learning, Aprendizagem em inglês) com os horizontes de decisão da 2a. versão da Extensão Ágil do Corpo do Conhecimento da Análise de Negócios (AE-BABOK, IIBA) e liderança, resultando numa matriz de 20 elementos-chave e 56 práticas essenciais para orientar o dia-a-dia o Agile Business Owner.
  1. Modelo de Proficiência
    Concebemos o Modelo de Proficiência do Agile Business Owner a partir dos modelos de liderança de Jim Collins e John Maxwell, consolidando uma jornada de 5 níveis para o líder de negócios que inicia nos horizontes da gestão (Operações, Portfólio e Estratégia) e culmina nos dois horizontes da liderança (Organização e Sociedade). Este modelo serve de referência para a construção do Programa de Certificação do Agile Business Owner.
  1. Modelo de Competência
    Concebemos o Modelo de Competência do Agile Business Owner como uma versão estendida do Modelo de Competência da Análise de Negócios (BACM) do Instituto Internacional de Análise de Negócios (IIBA), cujo conteúdo foi adaptado para o contexto e os interesses do papel do Agile Business Owner. Este modelo define 20 áreas do conhecimento e 26 habilidades essenciais que servem de referência para o Programa de Educação do Agile Business Owner.