Os modelos de Liderança e Prática do Agile Business Owner deixam claro que o escopo de atuação desse papel, crítico para o sucesso na Agilidade de Negócios, é muito amplo e desafiador. Além disso, suas práticas de gestão e liderança, baseadas em valores e princípios das abordagens Lean, Ágil e Exponencial, tornam sua evolução profissional ainda mais complexa, principalmente para aqueles que sustentam os paradigmas de gestão da Economia Clássica em suas organizações.

O Modelo de Proficiência do Agile Business Owner foi concebido para orientar o desenvolvimento profissional do indivíduo que almeja evoluir como líder e agente de mudanças na perspectiva de negócios da nova Economia Digital. Ele consiste num processo de transformação do modelo mental de gestão e liderança que inicia no nível das operações de negócio e culmina numa visão tão ampla capaz de englobar todo ecossistema organizacional a partir de um Propósito Transformador Massivo (PTM), estimulado pela aspiração das Organizações Exponenciais.

Este modelo recomenda 5 Níveis de Proficiência que devem ser utilizados pelo indivíduo ou organização como referência na aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de novas habilidades profissionais. O objetivo de cada nível é garantir uma evolução consistente e incremental das competências necessárias para atuar nos horizontes da gestão e liderança de negócios definidos no Modelo de Prática do Agile Business Owner. Muito mais do que tratar somente das características comportamentais do indivíduo, os 5 níveis de proficiência tratam das mudanças pessoais e organizacionais necessárias para a conquista das vantagens competitivas almejadas pela Agilidade de Negócios.

A figura abaixo ilustra o Modelo de Proficiência do Agile Business Owner recomendado por este Guia de Referência, cujos conceitos e princípios estão detalhados na próxima seção deste documento.

[Clique na imagem para ampliar]

Os 5 Níveis de Proficiência

Quando concluímos o Modelo de Liderança do Agile Business Owner e apresentamos o mesmo para diversos líderes de negócios, identificamos a necessidade de construir um Modelo de Prática que fosse capaz de tangibilizar a sua atuação nas organizações. No entanto, devido ao grande número de práticas recomendadas para os horizontes da gestão e liderança de negócios, observamos a dificuldade de um único indivíduo ser efetivo neste papel em organizações de grande porte ou de alta complexidade. Por este motivo, identificamos a nova necessidade de construir um Modelo de Proficiência capaz de guiar a jornada de capacitação do Agile Business Owner e consolidar esse papel em diferentes estruturas organizacionais.

Os 5 Níveis de Proficiência do Agile Business Owner foram baseados em conceitos e ideias explorados por quatro importantes referências que modelaram níveis de aquisição de habilidades, liderança executiva e competências de análise de negócios ao longo da história: Stuart e Hubert Dreyfus, John Maxwell, Jim Collins e Instituto Internacional de Análise de Negócios (IIBA). A última seção deste documento apresenta os modelos criados por esses autores e a justificativa de sua utilização neste Guia de Referência.

Os três primeiros níveis do Modelo de Proficiência, denominados INICIANTE, PRATICANTE e PROFISSIONAL, estão associados ao papel do Agile Business Owner como um agente de mudanças nos seguintes horizontes da Gestão de Negócios:

  1. OPERAÇÕES (sustentação do fluxo de valor e melhorias de negócio),
  2. INICIATIVAS (desenvolvimento de novas capacidades de negócio) e
  3. ESTRATÉGIA (diferenciais competitivos e alavancagem de resultados).

Os dois últimos níveis do Modelo de Proficiência, denominados EXECUTIVO e LÍDER, estão associados ao papel do Agile Business Owner como um líder visionário nos seguintes horizontes da Liderança de Negócios:

  1. ORGANIZAÇÃO (orquestração e desempenho do ecossistema) e
  2. SOCIEDADE (impacto positivo e legado para a humanidade).

A tabela abaixo ilustra a relação entre os elementos que compõem os Níveis de Proficiência do Agile Business Owner. Observe que os três primeiros estão diretamente relacionados com os níveis operacional, tático e estratégico da organização, enquanto que os dois dois últimos estão associados à visão holística do ecossistema como um todo. Recomendar o início da jornada de desenvolvimento profissional pela compreensão das operações de negócio aos olhos das abordagens Lean, Ágil e Exponencial é adequado até mesmo para os altos níveis hierárquicos do empresa, como será explicado na descrição dos níveis na continuidade do documento.

[Clique na imagem para ampliar]

NOTA: Preferimos o termo proficiência, conceito relacionado ao domínio ou maestria do indivíduo sobre um determinado assunto, ao invés de maturidade, pois esse segundo tem sido associado aos níveis de capacidade organizacional. Além disso, é comum observar a associação do conceito de maturidade do indivíduo à sua experiência profissional e nível hierárquico que ocupa. Por consequência, teríamos dificuldade de propor aos gestores de todos os níveis hierárquicos a iniciarem suas jornadas como INICIANTE, mesmo que atuem no C-Level de uma organização. Os próximos tópicos detalham cada nível do Modelo de Proficiência e deixam claro que estamos falando do desenvolvimento de competências nas diferentes perspectivas da gestão e liderança baseadas nas abordagens Lean, Ágil e Exponencial.


NÍVEL 1 – AGILE BUSINESS OWNER INICIANTE

Aquele que iniciou seu desenvolvimento profissional como Agile Business Owner, tendo como foco a Gestão das Operações de um determinado contexto de negócio.

Ter o cliente como centro das atenções e garantir a entrega de valor para todas as partes interessadas é o primeiro estágio do desenvolvimento organizacional em direção à Agilidade de Negócios. Para que isso ocorra, esperamos que os líderes e gestores dominem suas operações no contexto da Nova Economia Digital. Ou seja, é necessário que haja uma compreensão e aplicação dos valores, princípios e práticas das abordagens Lean, Ágil e Exponencial nos diferentes fluxos de valor da empresa.

Neste primeiro nível de proficiência, denominado INICIANTE, consideramos a responsabilidade básica do Agile Business Owner pela Gestão das Operações de um determinado contexto de negócio. Ou seja, esperamos que sua jornada de desenvolvimento profissional inicie pela aquisição de novos conhecimentos e habilidades que viabilizem a continuidade e a qualidade dos serviços prestados, tendo como foco atender de forma rápida e flexível as necessidades de seus clientes.

Neste estágio, costumamos dizer que o Agile Business Owner ser parte da solução, com crenças evolutivas e novas capacidades de gestão e liderança mais adequadas para o crescimento na Nova Economia Digital. O foco inicial na Gestão das Operações faz com que o Agile Business Owner deixe de atuar com a cabeça de um “cliente interno” para as equipes de desenvolvimento de soluções e passe a atuar como o líder de uma cadeia logística de valor que se preocupa com a governança, a conformidade (compliance), a melhoria contínua e o retorno de investimentos (ROI) no seu contexto de negócio.

No caso do(a) Agile Business Owner ter um cargo de gestão operacional (coordenação), esperamos que o(a) mesmo(a) evolua a capacidade de auto-organização de sua(s) equipe(s) para garantir a entrega de valor às partes interessadas. No caso de seu cargo ser de nível tático (gerência) ou estratégico (diretoria), recomendamos a compreensão dos conceitos, valores, princípios e práticas associadas à gestão de negócios no nível operacional e a delegação de suas responsabilidades para a equipe ou líder competente, garantindo todo suporte necessário ao processo de mudança.

O desafio do Agile Business Owner INICIANTE é assimilar os elementos-chave do ciclo de PDCAL e realizar as práticas recomendadas para o horizonte das OPERAÇÕES do Modelo de Prática deste Guia de Referência. O Programa de Educação recomenda um corpo de conhecimento que deve ser estudado e compreendido pelo iniciante, cujo conteúdo é abordado pelo módulo Fundamentos do Agile Business Owner (24h). Seu nível de conhecimento pode ser avaliado pelo exame de certificação Agile Business Owner Foundations Certificate (ABOFC).


NÍVEL 2 – AGILE BUSINESS OWNER PRATICANTE

Aquele que desenvolve novas novas capacidades organizacionais com as práticas de Agile Business Owner, tendo como foco a Gestão das Iniciativas de um determinado contexto de negócio.

Desenvolver novas capacidades organizacionais é a missão de quem busca a Agilidade de Negócios como um diferencial competitivo na Nova Economia Digital. Para que isso ocorra, esperamos um domínio sobre a gestão das iniciativas de mudança por parte dos líderes e gestores de negócios, cujo foco passa a ser o aumento da qualidade de produtos e serviços, com maior flexibilidade e velocidade no atendimento às necessidades de clientes e demais partes interessadas. Isso é feito pelo desenvolvimento de novas capacidades de tomada de decisão, geração de oportunidades, aumento de eficiência e eficácia, garantia de conformidade e mitigação de riscos de negócio.

Neste segundo nível de proficiência, denominado PRATICANTE, consideramos a responsabilidade do Agile Business Owner pela Gestão das Iniciativas de Mudança de um determinado contexto de negócio. Ou seja, esperamos que sua jornada de desenvolvimento profissional continue pela aquisição de novos conhecimentos e habilidades que viabilizem o desenvolvimento de novas capacidades a partir da gestão do portfólio de produtos e projetos do seu contexto de negócio.

Neste estágio, costumamos dizer que o Agile Business Owner deve deixar de ser “consumido pela operação”, com uma agenda lotada de atividades que poderiam ser delegadas para a sua equipe, e passar a dedicar mais tempo à evolução de seu contexto de negócio. O foco na Gestão das Iniciativas faz com que o Agile Business Owner ponha em prática seu papel de Agente de Mudanças, pensando mais na elevação da capacidade organizacional (as reais necessidades de negócio) e orientando a aquisição ou o desenvolvimento de recursos (soluções) que irão suportar essas capacidades.

No caso do(a) Agile Business Owner ter um cargo de gestão operacional e demonstrar proficiência no nível Iniciante, recomendamos o seu desenvolvimento para o nível Praticante, pois assim poderá contribuir com as responsabilidades de gestão no nível tático da organização. No caso do(a) Agile Business Owner ter um cargo de gestão tática, esperamos que o(a) mesmo(a) evolua a capacidade de auto-organização de sua(s) equipe(s) para garantir a efetividade das iniciativas de negócio. No caso de seu cargo ser de nível estratégico, recomendamos a compreensão dos conceitos, valores, princípios e práticas associadas à gestão de negócios no nível tático e a delegação de suas responsabilidades para o profissional competente, garantindo todo suporte necessário ao processo de mudança.

O desafio do Agile Business Owner PRATICANTE é assimilar os elementos-chave do ciclo de PDCAL e realizar as práticas recomendadas para o horizonte das INICIATIVAS do Modelo de Prática deste Guia de Referência. O Programa de Educação recomenda um corpo de conhecimento que deve ser estudado e compreendido pelo praticante, cujo conteúdo é abordado pelos módulos Governança Ágil das Operações de Negócios (16h) e Gestão Enxuta do Portfólio de Projetos (16h). Seu nível de conhecimento pode ser avaliado pelo exame de certificação Agile Business Owner Practitioner Certificate (ABOPCI).


NÍVEL 3 – AGILE BUSINESS OWNER PROFISSIONAL

Aquele que alavanca os resultados organizacionais atuando de forma efetiva como Agile Business Owner, tendo como foco a Gestão da Estratégia de um determinado contexto de negócio.

Alavancar o crescimento organizacional pela vantagem competitiva de se adaptar às mudanças e tendências de mercado é o objetivo maior da Agilidade de Negócios. Para que isso ocorra, esperamos um domínio sobre a gestão da estratégia organizacional por parte dos líderes e gestores de negócios, cujo foco passa a ser o crescimento exponencial no contexto da Nova Economia Digital. Isso é feito pelo desenvolvimento de novas capacidades de inovação e expansão de mercado a partir da formação de parcerias estratégicas, desenvolvimento de novos produtos e até mesmo a mudança dos modelos de negócios da empresa.

Neste terceiro nível de proficiência, denominado PROFISSIONAL, consideramos a responsabilidade do Agile Business Owner pela Gestão da Estratégia de Crescimento de um determinado contexto de negócio. Ou seja, esperamos que sua jornada de desenvolvimento continue pela aquisição de novos conhecimentos e habilidades que viabilizem a alavancagem de resultados, tendo como foco o desenvolvimento de mercado e a contribuição para a sociedade.

Neste estágio, o Agile Business Owner mantém sua responsabilidade pela sustentação das operações de negócio e evolução das capacidades organizacionais (iniciativas), mas aumenta sua dedicação à análise crítica e frequente das relações causais entre os resultados e as mudanças externas e internas da organização. O foco na gestão da estratégia faz com que o Agile Business Owner ponha em prática seu papel de Líder Visionário, identificando as vantagens competitivas que irão alavancar os resultados e os novos caminhos em mercados, produtos, serviços, processos, tecnologias, competências, gestão, cultura e até mesmo modelos de negócio.

No caso do(a) Agile Business Owner ter um cargo de gestão tática e demonstrar proficiência no nível Praticante, recomendamos o seu desenvolvimento para o nível Profissional, pois assim poderá contribuir com as responsabilidades de gestão no nível estratégico da organização. No caso do(a) Agile Business Owner ter um cargo de gestão estratégica, esperamos que o(a) mesmo(a) evolua a capacidade de orquestração das partes interessadas a fim de garantir a colaboração e a efetividade das iniciativas de aceleração de negócios. No caso de seu cargo ser de nível executivo (C-Level), recomendamos a compreensão dos conceitos, valores, princípios e práticas associadas ao nível estratégico e o compartilhamento de suas responsabilidades com os demais líderes da empresa, garantindo todo suporte necessário ao processo de análise e planejamento.

O desafio do Agile Business Owner PROFISSIONAL é assimilar os elementos-chave do ciclo de PDCAL e realizar as práticas recomendadas para o horizonte da ESTRATÉGIA do Modelo de Prática deste Guia de Referência. O Programa de Educação recomenda um corpo de conhecimento que deve ser estudado e compreendido pelo profissional, cujo conteúdo é abordado pelos módulos Gestão da Estratégia de Negócios Exponenciais (16h) e Habilidades Essenciais do Agile Business Owner (16h). Seu nível de conhecimento pode ser avaliado pelo exame de certificação Agile Business Owner Professional Certificate (ABOPCII).


NÍVEL 4 – AGILE BUSINESS EXECUTIVE

Aquele que catalisa o comprometimento com a transformação do negócio, tendo como foco o encantamento das partes interessadas a partir de padrões mais elevados de desempenho organizacional.

Catalisar o comprometimento de todo ecossistema com a transformação do negócio é o objetivo maior de uma alta gestão consciente dos grandes desafios da Nova Economia Digital. Para que isso ocorra, esperamos que todos líderes e gestores de negócios sejam exemplos de uma cultura organizacional focada no encantamento das partes interessadas e na conquista de padrões mais elevados de desempenho organizacional. Isso é feito pela orquestração dos Agile Business Owners nos horizontes da gestão nas operações, iniciativas e estratégias de negócio, bem como no horizonte da liderança de pessoas.

Neste quarto nível de proficiência, denominado AGILE BUSINESS EXECUTIVE, consideramos a migração do perfil mais especialista da gestão empresarial (operações, iniciativas e estratégia) para um perfil mais generalista da liderança de negócios e pessoas, sendo desempenhado pela alta gestão empresarial.

Sua responsabilidade passa a ser o Gestão da Estratégia de Crescimento de um determinado contexto de negócio. Ou seja, esperamos que sua jornada de desenvolvimento continue pela aquisição de novos conhecimentos e habilidades que viabilizem a alavancagem de resultados, tendo como foco o desenvolvimento de mercado e a contribuição para a sociedade.

Neste quarto estágio de desenvolvimento profissional do Agile Business Owner, consideramos a migração de um perfil mais especialista para o perfil generalista de liderança. Sua atuação deixa de ser num horizonte específico da gestão empresarial (Operações, Portfólio e Estratégia) e passa a ser no horizonte da liderança de negócios e pessoas como um todo.

A missão do Agile Business Owner que atua neste nível de proficiência, denominado LEAN-AGILE BUSINESS EXECUTIVE, é garantir o desempenho da organização diante das necessidades de seus clientes, desafios da concorrência e tendências de mercado. Neste nível, o Agile Business Owner deve assimilar os elementos-chave do ciclo de PDCAL e as práticas do horizonte da Liderança recomendadas no Modelo de Prática deste Guia.

É importante observar que, neste Modelo de Proficiência, o conceito de Executivo está dissociado das hierarquias organizacionais e do estilo de liderança comando-controle. Ele também não deve ser confundido com o termo “executor”, pois não queremos que grandes líderes visionários foquem grande parte de sua energia em processos operacionais, mas sim na orquestração e suporte à viabilização de suas ideias. Nestes termos, o Agile Business Executive é aquele que deve orquestrar e suportar a evolução organizacional liderada pelos líderes especialistas.

O Programa de Educação deste guia não recomenda um corpo de conhecimento específico que deva ser estudado e compreendido pelo Agile Business Executive. Por ser muito amplo e estar associado a diferentes perspectivas da gestão e liderança organizacional, muitos estudos e referências podem ser utilizados para o desenvolvimento do Agile Business Executive.

O desafio do Agile Business EXECUTIVE é orquestrar os demais Agile Business Owners elementos-chave do ciclo de PDCAL e realizar as práticas recomendadas para o horizonte da ESTRATÉGIA do Modelo de Prática deste Guia de Referência. O Programa de Educação recomenda um corpo de conhecimento que deve ser estudado e compreendido pelo profissional, cujo conteúdo é abordado pelos módulos Gestão da Estratégia de Negócios Exponenciais (16h) e Habilidades Essenciais do Agile Business Owner (16h). Seu nível de conhecimento pode ser avaliado pelo exame de certificação Agile Business Owner Professional Certificate (ABOPCII).


NÍVEL 5 – AGILE BUSINESS LEADER

Aquele que é capaz de construir uma cultura de excelência duradora no ambiente organizacional, tendo como foco o impacto positivo na sociedade a partir de um grande Propósito Transformador.

Neste quinto estágio de desenvolvimento profissional do Agile Business Owner, consideramos sua evolução para um perfil altruísta, que vai além do desempenho organizacional em si. Sua atuação deixa de ser a liderança de negócios e pessoas vinculados à organização e passa a ser a liderança de um grande propósito transformador da sociedade. As pessoas não o seguem somente por quem ele é, mas sim pelos ideais que representa.

A missão do Agile Business Owner que atua neste nível de proficiência, denominado LEAN-AGILE BUSINESS LEADER, é garantir o impacto positivo da organização na vida das pessoas. Por se tratar de algo muito pessoal e intuitivo, não existem recomendações no Modelo de Prática para este nível de atuação.

O Programa de Educação deste guia não recomenda um corpo de conhecimento específico que deva ser estudado e compreendido pelo Agile Business Leader para este nível de proficiência. Por ser muito amplo e estar associado a diferentes perspectivas da gestão e liderança organizacional, muitos estudos e referências podem ser utilizados para o desenvolvimento do Agile Business Executive.


As Origens do Modelo

Os cinco níveis de proficiência são baseados na fusão de conceitos e ideias de quatro importantes referências que modelaram níveis de aquisição de habilidades, competências de análise de negócios e liderança executiva ao longo da história:

  1. Modelo de Aquisição de Habilidades,
    dos irmãos Stuart e Hubert Dreyfus;
  1. Modelo de Competência em Análise de Negócios,
    do Instituto Internacional de Análise de Negócios (IIBA);
  1. Modelo de Níveis de Liderança,
    de John Maxwell;
  1. Modelo de Liderança Nível 5,
    de Jim Collins.

A tabela abaixo apresenta as denominações escolhidas para os 5 níveis de proficiência do Agile Business Owner, detalhados na próxima seção.

A figura abaixo representa o que denominamos Modelo de Proficiência do Agile Business Owner, o terceiro dos quatro modelos utilizados como referência neste Guia para o desenvolvimento profissional. Ele ilustra a característica evolutiva deste papel nas organizações, vinculando cada nível a uma forte identidade e missão no contexto das organizações.


Esta seção tem por objetivo apresentar a essência e a estrutura de cada referência do Modelo de Proficiência, justificando sua escolha e influência sobre este Modelo.

O Modelo de Aquisição de Habilidades de Dreyfus

O modelo de Stuart e Hubert Dreyfus (1980), concebido a partir de pesquisas realizadas na Universidade de Berkeley nos anos 70, consiste em 5 estágios de habilidades adquiridas a partir de uma instrução formal e prática do indivíduo. A tabela abaixo apresenta a estrutura do modelo, com seus estágios de aprendizagem, suas denominações e principais características concebidas pelos autores.

NívelDenominaçãoCaracterísticas
1NOVATOTem um entendimento incompleto do trabalho, aborda as tarefas de forma mecânica e precisa de supervisão para completá-las.
2INICIANTE AVANÇADOTem um entendimento do trabalho, tende a ver as ações como uma série de passos sequenciais (procedimento) e pode completar tarefas mais simples sem uma supervisão.
3COMPETENTETem um bom entendimento do trabalho e compreende seus fundamentos. Enxerga as ações de forma parcial no seu contexto, mas é capaz de completar o trabalho de forma independente e com um padrão aceitável, embora possa necessitar de refinamento.
4PROFICIENTETem um profundo entendimento do trabalho. Vê suas ações de forma holística, podendo atingir um alto padrão rotineiramente.
5ESPECIALISTATem uma profunda compreensão do trabalho, sendo autoridade; lida com assuntos rotineiros intuitivamente, sendo capaz de ir além das interpretações existentes; alcança a excelência com facilidade.

INFLUÊNCIA: Mesmo cientes das críticas existentes ao modelo dos irmãos Dreyfus (não há nenhuma evidência empírica para a presença de estágios no desenvolvimento de habilidades, uma vez que pessoas experientes podem agir de forma intuitiva – sem treinamento – ou apresentarem pouca capacidade em resolução problemas), consideramos útil a abordagem de estágios de evolução no desenvolvimento profissional do Agile Business Owner. Adotar cinco estágios em modelos de evolução é uma abordagem comum em diversos trabalhos relacionados ao desenvolvimento de competência, maturidade e, até mesmo, capacidade organizacional.

Diante do grande número de profissionais de gestão que encontramos no mercado empresarial que ainda nunca ouviram falar das abordagens Lean, Ágile e Exponencial, do que dirá de suas aplicações no contexto de negócios, introduzir esses novos conhecimentos para alguém considerado “Novato” no assunto é uma estratégia que adotamos neste Modelo de Proficiência (primeiro estágio). Por outro lado, diante da tendência de que os modelos de liderança da Nova Economia Digital convergem para uma competência generalista do líder, consideramos que o último estágio de evolução do Agile Business Owner será um fusão entre o generalista (Líder) com o especialista (Lean-Agile na Gestão de Negócios), culminando no último estágio aspiracional denominado Líder de Negócio Lean-Agile (ou Lean-Agile Business Leader).


O Modelo de Proficiência do IIBA

Introdução …

NívelDenominaçãoCaracterísticas
1CONSCIENTIZAÇÃO GERALTem uma consciência e compreensão fundamental das habilidades básicas e conhecimentos envolvidos na competência.
2CONHECIMENTO PRÁTICONecessita e segue regras e diretrizes para executar suas tarefas, adere a formas prescritas de trabalho com o objetivo de executar atividades relacionadas à competência, e reconhece os elementos-chave da competência e porque eles são importantes.
3HABILIDOSOConclui com sucesso, de forma independente, tarefas simples e desafios menores e bem definidos, Identifica ações adequadas e modifica as diretrizes que foram fornecidas a fim de resolver um desafio.
4ESPECIALISTAEncara qualquer desafio ou oportunidade, independente do nível de complexidade, encontra uma forma de agregar valor ao negócio para qualquer desafio de mudança, orienta e mentora outras pessoas a fim de ajudá-las a obter melhores resultados de negócio, é solicitado pelo conhecimento e orientação para solucionar os desafios do negócio, provendo insight para situações que se enquadrem dentro (ou fora) da sua esfera de influência.
5ESTRATEGISTADesafia o status quo para desenvolver soluções inovadoras que ajudem a avançar a análise de negócios como disciplina, prática ou profissão, e ajuda a expandir conceitos e práticas de análise de negócios.

Justificativa do uso do Modelo IIBA como referência aqui

Os Níveis da Liderança de Maxwell

Introdução …

NívelDenominaçãoCaracterísticas
1POSIÇÃOAs pessoas seguem o líder porque a isso são obrigadas.
2PERMISSÃOAs pessoas seguem o líder porque querem.
3PRODUÇÃOAs pessoas seguem o líder pelo que fez pela organização.
4DESENVOLVIMENTO
PESSOAL
As pessoas seguem o líder pelo que fez por elas, a título pessoal.
5PINÁCULOAs pessoas seguem o líder pela pessoa que é e pelo que representa.

Justificativa do uso do Modelo Maxwell como referência aqui

Os Estágios da Liderança de Collins

Introdução …

NívelDenominaçãoCaracterísticas
1INDIVÍDUO
ALTAMENTE
CAPACITADO
Faz contribuições produtivas por meio do talento, do conhecimento, das técnicas e dos bons hábitos de trabalho.
2MEMBRO
COLABORADOR
DE EQUIPE
Contribui, com suas capacidades individuais, para que sejam atingidos os objetivos do grupo, e trabalha de forma eficaz com outras pessoas, numa atmosfera de equipe.
3GERENTE COMPETENTEOrganiza as pessoas e os recursos na direção da busca efetiva e eficiente de objetivos predeterminados.
4LÍDER EFICAZCatalisa o comprometimento com uma visão clara e forte, bem como com a busca vigorosa dessa visão, estimulando padrões mais elevados de desempenho.
5EXECUTIVO NÍVEL 5Constrói excelência duradoura por meio de uma mistura paradoxal de humildade pessoal e força de vontade baseada no profissionalismo.

Justificativa do uso do Modelo Collins como referência aqui

Conclusão

Fazemos uma analogia ao desenvolvimento de competências numa nova forma de pensar e agir, mais especificamente, de gerenciar e liderar uma organização. Por exemplo, o fato de você ser faixa preta numa determinada arte marcial não implica em você assumir uma faixa de nível semelhante numa outra escola, com um novo mestre. Se o que você praticava anteriormente possui crenças, valores, conhecimentos e práticas muito semelhantes àquelas que você irá começar a praticar nesta nova Escola, é muito provável que você evolua rapidamente em proficiência neste novo contexto. Do contrário, você necessitará de mais tempo não somente para adquirir novos conhecimentos e habilidades, mas principalmente mudar fortes crenças e valores associados ao contexto anterior.

Antes de definirmos os níveis, é importante destacar que os conceitos de Gestão e Liderança estão quase sempre associados ao tema PESSOAS. No entanto, como o foco de atuação do Agile Business Owner está na perspectiva de NEGÓCIOS, estruturamos os níveis de proficiência a partir de dois grandes grupos:

gestão técnica (operacional, tático e estratégico) – escopo do Agile Business Owner

liderança transformadora (executiva e transformadora)