Módulo Fundamentos do Agile Business Owner

Fundamentos do Agile Business Owner é o primeiro módulo do Programa de Educação Executiva de Agile Business Owners. Ele aborda os conhecimentos essenciais que recomendamos para o nível INICIANTE, cujo desempenho pode ser avaliado pela certificação Agile Business Owner Foundations Certificate (ABOFC).

Nosso objetivo com este módulo é fazer com que os líderes de negócio (gestores e especialistas) conheçam os principais conceitos e abordagens de gestão na Economia Digital, preparando-se para o começo da trilha de desenvolvimento profissional como Agile Business Owner. Estruturamos seu conteúdo nas seguintes disciplinas, que devem ser estudadas na sequência recomendada abaixo:

  1. O Papel da Liderança na Economia Digital
  2. O Pensamento Enxuto na Gestão de Negócios
  3. O Pensamento Ágil na Gestão de Negócios
  4. O Pensamento Exponencial na Gestão de Negócios
  5. Introdução à Agilidade de Negócios
  6. O Papel do Agile Business Owner nas Organizações

Em resumo, o Módulo Fundamentos do Agile Business Owner inicia despertando o interesse do praticante por novas capacidades de liderança na Economia Digital, como Mundo VUCA e perfis da liderança na era digital. Introduzimos as três maiores abordagens de gestão e inovação em destaque na atualidade (Lean, Agile e ExO), convergindo para a compreensão das abordagens de Agilidade de Negócios e o papel do Agile Business Owner como líder que tem a responsabilidade de tornar este desafio uma realidade.

Nota ao Aluno: O conteúdo programático de cada disciplina contém uma breve descrição e sua justificativa no Programa de Educação. Apresentamos sua ementa e as principais referências para aprofundamento do conteúdo. A seção DICAS DE ESTUDO apresenta os principais temas avaliados na certificação ABOFC, mas recomendamos que o aluno vá além destes elementos e estude as referências do tema.

Nota ao Instrutor: Cada disciplina poderá ser oferecida como um curso independente, contemplando uma carga horária mínima de 4h de duração. Recomendamos fortemente a sequência apresentada acima (pré-requisitos), pois a falta de conhecimentos essenciais de cada disciplina pode afetar a assimilação dos novos conteúdos e retardar a evolução do aluno. Recomendamos que o Módulo Fundamentos do Agile Business Owner seja oferecido como um curso integral de 24h de duração (3 dias consecutivos ou 6 encontros de 4h) ou fracionado em pequenos cursos de menor duração, inclusive com carga horária estendida.


Público Alvo

Por apresentar os conhecimentos essenciais que devem ser dominados pelo Agile Business Owner, este módulo é destinado à todos os profissionais interessados em liderança de negócios na Economia Digital, em especial executivos, gestores e especialistas responsáveis por iniciativas de Agilidade de Negócios ou pelo desenvolvimento de competências na organização.

Objetivo Geral

Despertar o interesse pelo papel e orientar o aprendizado dos conhecimentos essenciais do Agile Business Owner.

Objetivos Específicos

  1. Compreender que a natureza da Economia Digital é VUCA e que sua liderança demanda novas competências diferentes da Economia Clássica;
  2. Compreender como o Pensamento Lean evoluiu nas últimas décadas para se tornar referência até mesmo no mundo das startups;
  3. Compreender a evolução do Pensamento Ágil e como seus valores, princípios e práticas se tornaram referência para os novos modelos de gestão organizacional;
  4. Compreender como o modelo de Organizações Exponenciais se tornou uma realidade na Economia Digital e como ele pode influenciar a aceleração da transformação organizacional;
  5. Compreender o modelo de Agilidade de Negócios e seus impactos no desenvolvimento de novas capacidades organizacionais para a Economia Digital;
  6. Compreender os modelos de Liderança, Proficiência, Prática e Competência do Modelo de Referência do Agile Business Owner.

Conteúdo Programático

1) O PAPEL DA LIDERANÇA NA ECONOMIA DIGITAL
Todo líder de negócio que atua num contexto de aceleração ou de transformação digital deve conhecer a teoria por trás do conceito VUCA e seus impactos nos modelos de gestão e liderança na Economia Digital. Este é um assunto básico na formação do Agile Business Owner, pois contextualiza a necessidade de mudança dos paradigmas de gestão da Economia Clássica para que se possa evoluir com êxito nas abordagens Lean, Agile e Exponencial. Esta disciplina tem por objetivo estimular o aluno a iniciar sua jornada neste novo caminho da nova liderança organizacional do século 21.

EMENTA: Mundo VUCA; Economia Digital; Antídotos VUCA; Liderança na Era Digital.

REFERÊNCIAS:
– KIRK, L. Developing Leaders in a VUCA Environment. UNC Kenan-Flagler Business School, 2013.
– READY, D.; COHEN, C; KIRON, D.; PRING, B. The New Leadership Playbook for the Digital Age. MIT Sloan Management Review, 2020.
– DWECK, C. Mindset: The New Psychology of Success. Ballantine Books, 2007.
– PINK, D. Drive: The Surprising Truth About What Motivates Us. Riverhead Books, 2009.
– HOLLINGWORTH, P. The Light and Fast Organisation: A New Way of Dealing with Uncertainty. John Wiley & Sons, 2016.
Mindset

DICAS DE ESTUDO: Esperamos que o Agile Business Owner domine os conceitos relacionados ao acrônimo VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade, Ambiguidade) e compreenda que os antídotos para este mundo são os elementos Visão, Compreensão, Clareza e Agilidade, convergindo para características de liderança associadas aos perfis empreendedor, visionário e coach na Economia Digital.
.
2) O PENSAMENTO LEAN NA GESTÃO DE NEGÓCIOS
O Pensamento Lean (Lean Thinking) é resultante da evolução do Sistema Toyota de Produção concebido nas décadas de 60 a 80, que se tornou internacionalmente conhecido na década de 90 como o Modelo Toyota de Gestão Empresarial. Na última década, este modelo baseado em 5 princípios essenciais mudou seu paradigma de eficiência (redução de desperdícios) para o de eficácia (agregação de valor), influenciando não somente o pensamento ágil, mas também todo o movimento das Lean Startups. Esta disciplina tem por objetivo despertar a compreensão do aluno para os princípios do Pensamento Enxuto na gestão de negócios e alguns conceitos fundamentais considerados essenciais que serão úteis para o desenvolvimento da agilidade nas organizações.

EMENTA: Princípios Lean; Valor; Desperdícios; Fluxo de Valor; Sistemas Puxados; Cultura de Excelência; Kaizen; Kaikaku; Kakushin;

REFERÊNCIAS:
– LIKER, J.K. O Modelo Toyota: 14 Princípios de Gestão do Maior Fabricante do Mundo. Bookman Editora, 2016.
– POPPENDIECK, M., POPPENDIECK, T. The Lean Mindset: Ask the Right Questions. Addison-Wesley, 2013.
– HUMBLE, J., O’REILLY, B., MOLESKY, J. Lean Enterprise: How High Performance Organizations Innovate at Scale. O’Reilly Media, 2015.

DICAS DE ESTUDO: O Agile Business Owner deve dominar os 5 princípios do Lean (valor/desperdício, fluxo de valor, fluxo contínuo, sistema puxado e busca da perfeição) bem como compreender seus 8 desperdícios no contexto de negócio (Superprodução, Estoques, Transporte, Defeitos e Retrabalho, Espera, Ineficiência, Movimentação e Conhecimento). Também tratamos da importância da diferenciação de processos evolucionários (kaizen), revolucionários (kaikaku) e disruptivos (Kakushin), que farão a diferença na gestão das iniciativas de negócios na Economia Digital.
.
3) O PENSAMENTO ÁGIL NA GESTÃO DE NEGÓCIOS
O pensamento ágil se baseia em 4 valores e 12 princípios publicados em 2001 no “Manifesto Ágil para o Desenvolvimento de Software”. Com um número ilimitado de práticas e ferramentas, que evoluíram nos últimos anos para áreas não tecnológicas como RH, Marketing, Finanças, entre outras, esta abordagem já possui mais de 40 métodos e frameworks relacionados. O pensamento ágil mudou radicalmente a cultura das empresas da Economia Digital a partir de antigos modelos de gestão e liderança remodelados para a nova realidade das empresas. Esta disciplina tem por objetivo fazer com que o Agile Business Owner compreenda esta abordagem no contexto da gestão, pois representa a essência do seu papel e a base da Agilidade de Negócios.

EMENTA: Manifesto Ágil; Cultura de Agilidade; Transformação Ágil; Métodos e Frameworks (Scrum, Kanban, XP); Agilidade em Escala.

REFERÊNCIAS:
Manifesto for Agile Development, 2001.
– COCKBURN, A. The Heart of Agile.
– KERIEVSKY, J. Modern Agile.
– SCALED AGILE. Scaled Agile Framework.
– RIGBY, D., SUTHERLAND, J., TAKEUCHI, H. Embracing Agile. Harvard Business Reiew, 2016.
– DENNING, S. The Age of Agile: How Smart Companies Are Transforming the Way Work Gets Done. AMACOM, 2018.

DICAS DE ESTUDO: O aluno deve compreender a evolução do pensamento ágil na gestão de processos, projetos, pessoas, produtos e negócios. Também como os valores e princípios ágeis podem ser aplicados no contexto do negócio (não somente pessoas, processos e produtos). Recomendamos o conhecimento dos princípios dos modelos Coração da Agilidade (Cockburn) e Agilidade Moderna (Kerievsky), bem como o escopo do papel Business Owner no framework SAFe.
.
4) O PENSAMENTO EXPONENCIAL NA GESTÃO DE NEGÓCIOS
Organizações Exponenciais (ExO) são empresas que desenvolvem soluções pelo menos 10 vezes melhores, mais rápidas e de menor custo que as empresas tradicionais do mercado. ExO’s exploram os rápidos avanços tecnológicos que estão transformando os diversos setores da economia e constroem modelos de negócio altamente escaláveis, com um Propósito Transformador Massivo (PTM) e uma capacidade de mobilizar clientes e comunidades para seus interesses empresariais. Consideramos fundamental o conhecimento das Exo’s pelo Agile Business Owner, pois suas técnicas de crescimento podem ser determinantes na estratégia de aceleração de resultados da organização.

EMENTA: Organizações Exponenciais; Líderes Exponenciais; Transformação Digital.

REFERÊNCIAS:
– ISMAIL, S. Exponential Organizations: Why new organizations are ten times better, faster, and cheaper than yours (and what to do about it). Diversion Books, 2014.
– DIAMANDIS, P; KOTLER, S. Bold: How to Go Big, Create Wealth and Impact the World.
– DIAMANDIS, P; KOTLER, S. Abundance: The Future Is Better Than You Think. Simon and Schuster, 2014.

DICAS DE ESTUDO: Esperamos que o aluno entenda os princípios por trás do Propósito Transformador Massivo (PTM) das ExOs e conheça os elementos que compõem os acrônimos IDEAS (Interfaces, Dashboards, Experimentation, Autonomy, Social) e SCALE (Staff on Demand, Community and Crowd, Algorithms, Leveraged Assets, Engagement). O pensamento exponencial tem demonstrado ser capaz de estimular a inovação e a alavancagem de resultados de negócio na organização.
.
5) INTRODUÇÃO À AGILIDADE DE NEGÓCIOS
Adaptar-se rapidamente às tendências e mudanças de mercado, ser flexível diante das demandas dos clientes e superar suas expectativas, criar uma cultura de aprendizagem contínua e alavancar os resultados de forma sustentável. Estes são os grandes desafios da Agilidade de Negócios e o maior diferencial competitivo que uma empresa da Economia Digital pode conquistar na atualidade. Conhecer suas dimensões e domínios do conhecimento é essencial para o desenvolvimento profissional do Agile Business Owner, pois este tem o grande papel de liderar a transformação na perspectiva de negócios.

EMENTA: Foco no Cliente; Dimensões e Domínios da Agilidade de Negócios; Relacionamentos; Liderança; Indivíduos; Operações.

REFERÊNCIAS:
– LEYBOURN, E., SIDKY, A. Domains of Business Agility: An operating model for the next generation of organizations. Business Agility Institute, 2019.
– LALOUX, F. Reinventing Organizations: A Guide to Creating Organizations Inspired by the Next Stage in Human Consciousness. Nelson Parker, 2014.

DICAS DE ESTUDO: Esperamos que o aluno compreenda as Dimensões e os Domínios da Agilidade de Negócios, a fim de reconhecer o seu valor e desenvolver estas capacidades em sua organização. Estudo os seguintes domínios: Cliente, Alta Gestão, Colaboradores e Parceiros; Gestão de Pessoas, Um Time/Cultura e Estratégia Ágil; Mindset de Crescimento, Propriedade e Responsabilidade, Excelência Técnica; Agilidade de Processos, Agilidade Estrutural, Agilidade Empresarial.
.
6) O PAPEL DO AGILE BUSINESS OWNER NAS ORGANIZAÇÕES
Agile Business Owner é um papel que tem como missão evoluir um determinado contexto de negócio, alavancando os resultados de sua organização (crescimento exponencial). São profissionais que focam no desenvolvimento de novas capacidades de negócio baseadas nas abordagens Lean, Ágil e Exponencial. Agile Business Owners são líderes de negócio que influenciam a mudança dos modelos de gestão e cultura organizacional no contexto da Economia Digital. Para haver um comprometimento com sua identidade, missão e crenças associadas, torna-se essencial conhecer seu Modelo de Referência e seus Programas de Educação e Certificação Profissional.

EMENTA: Modelo de Referência; Modelo de Liderança; Modelo de Proficiência; Modelo de Prática; Modelo de Competência; Programa de Educação; Programa de Certificação.

REFERÊNCIAS:
Agile Business Owner – Official Web Site. SURYA EDUCATION, 2020.
– SAMMY, J. Creating the BACCM – Business Analysis Core Concept Model. IIBA, 2012.
– COLLINS, J. Good to Great: Why Some Companies Make the Leap and Other Don’t. HarperBusiness, 2001.
The Agile Extension to the BABOK® Guide – Version 2. IIBA, 2017.
The Business Analysis Competency Model®Version 4. IIBA, 2017.

DICAS DE ESTUDO: Esperamos que o aluno conheça e compreenda o Modelo de Referência do Agile Business Owner, contemplando seus sub-modelos associados, pois este é o conteúdo básico que é avaliado na prova ABOFC. Além disso, recomendamos ao aluno estudar os princípios do BACCM, apresentados por Julian Sammy em seu artigo de 2012, e o modelo de liderança proposto por Jim Collins em seu livro de 2001. Nosso objetivo é formar um sólido modelo de liderança técnica, baseada em competências de Análise de Negócios, como aquelas apresentadas nas iniciativas da Extensão Ágil do BABOK e no Modelo de Competências do IIBA..
.