“Competência é a aptidão ou a capacidade de se realizar algo, desde uma tarefa simples à resolução de um problema complexo.”

No contexto profissional, a competência está associada aos atributos pessoais necessários para se desempenhar de forma efetiva um papel, um cargo ou uma missão. Sendo mais específicos, a competência pode ser entendida como a capacidade do indivíduo aprender novos conhecimentos e habilidades profissionais, e utilizá-los em comportamentos (atitudes, práticas e hábitos) adequados para a conquista de resultados.

No contexto da Agile Business Ownership, entendemos como competência profissional a capacidade de se aprender novos conhecimentos e habilidades de gestão e liderança de negócios na Economia Digital, e aplicá-los de forma efetiva em novos comportamentos que alavanquem os resultados organizacionais. Enquanto os novos comportamentos estão diretamente relacionados com o Modelo de Prática do Agile Business Owner, os conhecimentos e habilidades necessários estão relacionados com este Modelo de Competência. A figura abaixo ilustra a inter-relação entre esses elementos e o pressuposto essencial da Agile Business Owership.

Figura 1: A Competência Profissional e os Pressupostos da Agile Business Ownership.
[Clique na imagem para ampliar]

O Modelo de Competência consiste numa lista de conhecimentos e habilidades considerados essenciais para o desempenho profissional de um Agile Business Owner em seus 5 Níveis de Proficiência. Esta lista tem como referência as Competências Essenciais apresentadas na versão 4 do Modelo de Competência da Análise de Negócios do International Institute of Business Analysis (IIBA), que foram adaptadas e estendidas para o contexto da Gestão de Negócios na ótica das abordagens Lean, Ágil e Exponencial.

A Figura 2 ilustra como essas competências essenciais estão organizadas em torno dos conhecimentos e habilidades desejados, onde cada um de seus itens é definido e justificado nas próximas seções deste documento. Para um estudo mais aprofundado de cada tema, recomendamos a consulta ao Programa de Educação do Agile Business Owner.

Figura 2: Modelo de Competência do Agile Business Owner.
[Clique na imagem para ampliar]

CONHECIMENTOS ESSENCIAIS

Aquele que desempenha o papel de Agile Business Owner deve desenvolver as competências necessárias para atuar como líder de negócio e agente de mudanças nos horizontes da gestão e liderança, conforme detalhamos nos modelos anteriores. É importante observar que enquanto o Modelo de Liderança do Agile Business Owner foca em sua identidade e missão, o Modelo de Prática foca em seus comportamentos, o Modelo de Proficiência em suas capacidades, e o Modelo de Competência em seus conhecimentos e habilidades, como será descrito na próxima seção.

Diante do papel de líder de negócio e da missão de alavancar resultados e evoluir o contexto em que atua na Nova Economia Digital, consideramos fundamental que um Agile Business Owner conheça e aplique os conceitos, princípios, modelos e práticas das abordagens Lean, Ágil e Exponencial na Gestão de Negócio. Além disso, recomendamos a compreensão do negócio em si e de temas relacionados a Análise e Gestão Organizacional. Nesta seção, apresentamos os seguintes conhecimentos que deverão ser aprendidos e compreendidos pelo Agile Business Owner:

  • Conhecimentos de Negócio
  • Conhecimentos de Análise
  • Conhecimentos de Gestão
  • Conhecimentos de Métodos e Frameworks

Conhecimentos de Negócio

Reconhecemos que uma grande capacidade cognitiva e uma forte aderência aos valores da organização pode acelerar o processo de aprendizagem do indivíduo, fazendo com que o conhecimento prévio do negócio não seja um impedimento para a contratação de um profissional para o papel de Agile Business Owner. No entanto, no caso da empresa estar iniciando um programa de Aceleração de Negócios, liderado por um Agile Business Owner, o sentimento de urgência fará com que a empresa busque no mercado profissionais mais preparados para este papel, mesmo sabendo que é muito difícil encontrar alguém pronto para assumir o cargo de liderança de um negócio na Nova Economia Digital.

Esta seção apresenta os conhecimentos considerados essenciais para um Agile Business Owner desempenhar de forma efetiva seu papel no nível de negócio, podendo ser um diferencial para aqueles que já atuam na mesma organização ou em segmentos similares de mercado.

  1. CONHECIMENTO DA INDÚSTRIA – Dependendo do nível de complexidade do negócio, é imprescindível que o Agile Business Owner conheça as características e peculiaridades do segmento em que atua, principalmente no que se refere a tendências econômicas e seus aspectos regulatórios. Como líder de negócio, a efetividade das decisões do Agile Business Owner pode depender deste conhecimento, que costuma ser adquirido por meio de acesso a fontes de informação qualificada e especialistas da área.
  1. CONHECIMENTO DO MERCADO – Consideramos essencial que um Agile Business Owner tenha uma clara e correta compreensão de como a empresa está posicionada em seu mercado de atuação, identificando novas formas de alavancar resultados e de evoluir a organização. Como líder de negócio, o Agile Business Owner deve observar periodicamente as tendências de mercado e os diferenciais competitivos da concorrência a fim de propor novas ofertas de produtos e serviços capazes de gerar novas oportunidades e mitigar os riscos associados. No contexto volátil da Nova Economia Digital, é um grande desafio manter-se atualizado diante de todas as mudanças que podem impactar os resultados da empresa.
  1. CONHECIMENTO DO CLIENTE – Focar no cliente é uma característica primordial das organizações que desenvolvem as competências da Agilidade de Negócios. O Agile Business Owner deve conhecer os perfis de consumo de seus clientes, aprendendo a identificar suas reais necessidades e percepção de valor sobre os produtos e serviços oferecidos pela organização. Mais do que atender às demandas e ser flexível diante de novas necessidades dos clientes, o desafio é encantar com a recomendação de outras soluções que possam gerar mais valor do que aquelas solicitadas.
  1. CONHECIMENTO DA ORGANIZAÇÃO – Como agente de mudança que irá liderar a evolução do negócio, é altamente recomendado que o Agile Business Owner tenha uma clara compreensão de como a empresa atinge seus resultados, toma suas decisões, cria seus objetivos, gerencia seu portfólio, estrutura suas pessoas, se relaciona com o mercado, e assim por diante. É importante ser um guardião e promotor das crenças evolutivas e transformador das crenças limitantes que impeçam o crescimento do negócio.

Conhecimentos de Análise

Num mercado cada vez mais digital, com ciclos de decisão cada vez mais curtos, se tornou imperativa a gestão baseada em fatos e dados (Data Driven Organizations, em inglês). No entanto, não basta ter um grande volume de informações sem ter o domínio de técnicas de análise que viabilizem a conquista de melhores resultados a partir da identificação de novas oportunidades e riscos operacionais. Um dos maiores débitos de conhecimento que temos identificado em gestores de diferentes áreas e níveis de gestão é o da Análise de Negócios.

Análise de Negócios é uma área do conhecimento pouco conhecida pela maioria dos gestores empresariais, apesar de propor a viabilização da mudança de contextos organizacionais mediante a identificação das reais necessidades de negócio e a recomendação de soluções efetivas que agreguem valor às partes interessadas (Business Analysis Body of Knowledge, v.3). Neste Modelo de Competência, recomendamos fortemente ao Agile Business Owner o conhecimento dos Conceitos Essenciais da Análise de Negócios (BACCM) a fim de desenvolver uma visão pragmática dos problemas de negócio que estão sob sua responsabilidade. Agrupamos os conceitos nas descrições abaixo com o objetivo de dar um sentido lógico à sua aplicação na gestão de negócios.

  1. CONTEXTO DE NEGÓCIO – É fundamental ter a definição clara e objetiva do Contexto de Negócio do Agile Business Owner antes de iniciar qualquer processo de transformação sob sua liderança. Entender o contexto significa ter uma visão sistêmica da organização a fim de tornar efetiva a análise dos elementos que irão alavancar os resultados e evoluir o próprio contexto de negócio (Partes Interessadas, Valor, Necessidades, Soluções e Mudança). Podemos citar alguns aspectos que compõem o contexto de negócio, como mercado, clientes, parceiros, competidores, governo, sociedade, produtos e serviços, processos, cultura organizacional, resultados econômicos, e quaisquer outros elementos que influenciem diretamente a percepção de valor sobre a organização.
  1. PARTES INTERESSADAS E PERCEPÇÃO DE VALOR – As partes interessadas são indivíduos agrupados com base nas relações que possuem com o negócio. São clientes, parceiros, acionistas, investidores, governo e colaboradores. Ou seja, todas as partes interessadas na geração de valor e sucesso de uma iniciativa ou organização. Considerando que valor tem a ver com a importância ou utilidade de alguma coisa para o indivíduo, como ganhos reais e potenciais, é fundamental para o sucesso do Agile Business Owner conhecer a percepção de valor das partes interessadas em seu contexto de negócio.
  1. CENÁRIOS, RISCOS E OPORTUNIDADES – Uma vez definido o contexto de negócio e suas partes interessadas, o ponto de partida para a definição de uma estratégia de evolução e alavancagem de resultados (missão do Agile Business Owner) é compreender o cenário Atual, com seus riscos e oportunidades, e desenhar um cenário Futuro, com ganhos desejados pelas partes. É a clara definição dos cenários, sob uma ótica das abordagens Lean, Ágil e Exponencial (fracionando o problema e fazendo conquistas em ciclos curtos de experimentação e aprendizagem), que irá estimular o sentimento de urgência da transformação organizacional. O Agile Business Owner deve desenvolver um novo modelo mental adequado para trabalhar com cenários de negócio na Nova Economia Digital, que visa o crescimento exponencial sustentável pelo mantra “pense grande, comece pequeno e cresça rápido”.
  1. NECESSIDADES E SOLUÇÕES (REQUISITOS E HIPÓTESES) – Se o desejo da alta gestão de organizações que atuam no contexto da Nova Economia Digital é o crescimento exponencial sustentável, a maior necessidade é o desenvolvimento de novas capacidades que irão garantir a evolução do negócio. O Agile Business Owner deve liderar suas iniciativas de negócio com a compreensão de que novos recursos para o contexto de negócio (soluções) irão suportar estas novas capacidades, sabendo diferenciar hipóteses de requisitos e focando no impacto das mudanças nos resultados. Objetivos de capacidade compõem o Business Backlog do Agile Business Owner, enquanto que objetivos de solução compõem o Product Backlog de um Product Owner, por exemplo.
  1. ESTRATÉGIA E MUDANÇA – Estratégia é um conjunto de crenças e valores sobre o futuro da organização que pode gerar diferenciais competitivos quando executado de forma efetiva e comprovadas as suas hipóteses de resultado. É de responsabilidade do Agile Business Owner desdobrar a estratégia organizacional no seu contexto de negócio, garantindo a gestão do processo de mudança a partir (a) do envolvimento das partes interessadas na construção, (b) da comunicação e alinhamento com a alta gestão, colaboradores e parceiros, e (c) da autonomia das equipes para a execução das soluções. É importante que o Agile Business Owner tenha uma clara visão de futuro (líder visionário) e permita a experimentação, aprendizagem e adaptação durante o processo de mudança (líder coach).

Conhecimentos de Gestão

Nas últimas décadas, a ascensão das abordagens Lean, Ágil e Exponencial vem provocando uma grande mudança nos paradigmas de gestão empresarial, trazendo o cliente para o centro da análise e as pessoas como a base para a geração de valor do negócio. Empresas digitais já aprenderam que suas estratégias precisam ser feitas de fora para dentro (a partir de cliente, parceiros, mercado e sociedade), enquanto que a maioria das empresas tradicionais ainda gasta muita energia projetando um futuro de dentro para fora (a partir da alta gestão, líderes de áreas, acionistas, conselheiros, etc.). É essencial que o Agile Business Owner conheça estas novas abordagens de gestão integrada de negócios, produtos, processos, projetos e pessoas e aplique em seu contexto organizacional.

  1. GESTÃO DA INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO – É fundamental que o Agile Business Owner seja capaz de absorver rapidamente novos e diferentes tipos de informação, e também, adaptar o conhecimento existente com o objetivo de desenvolver novas capacidades organizacionais e preparar a empresa para encarar os desafios típicos de um ambiente que muda e evolui rapidamente. A gestão da informação e conhecimento se refere a como o Agile Business Owner estimula a captação, a organização, a disseminação e o uso de informações e conhecimentos na aprendizagem de negócios e tomada de decisão factual, tanto para si quanto para suas equipes, gestores, clientes e parceiros de negócios. Por exemplo, entendemos desde a forma como organiza as informações estratégicas (Inteligência de Mercado, Inteligência Competitiva, Inteligência de Negócios, Mapa Estratégico, Business Cases, etc.) até a forma como gerencia seu Business Backlog em objetivos e resultados-chave (OKRs).
  1. GESTÃO DE NEGÓCIOS – A gestão de negócios está diretamente relacionada com o impacto de uma organização sobre seus clientes e demais partes interessadas, como acionistas, parceiros, colaboradores, governo e sociedade. Tipicamente, estamos falando dos resultados gerados para cada uma destas partes, e das capacidades desenvolvidas para a manutenção ou superação destes resultados. Por exemplo, falamos da perspectiva econômica, da percepção do cliente, da percepção de marca pelo mercado, da percepção de valor da sociedade e do impacto ambiental. Também é escopo da gestão de negócios analisar as novas capacidades que irão manter ou alavancar os resultados da empresa, como eficiência, eficácia, compliance, geração de oportunidades, tomada de decisão e mitigação de riscos. É fundamental que o Agile Business Owner desenvolva competências e foque sua atuação na gestão de negócios, pois é ela que irá viabilizar a alavancagem de resultados.
  1. GESTÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS – Produtos e serviços são a razão mais objetiva da existência de uma empresa, pois é através deles que se agrega valor ao cliente. É recomendado que o Agile Business Owner conheça os princípios e práticas da gestão de produtos e serviços no contexto da Nova Economia Digital, pois a evolução do negócio irá depender diretamente da evolução desses dois elementos. Destacamos os seguintes pontos para a compreensão do Agile Business Owner: a gestão de produtos é de responsabilidade dos Product Managers e Product Owners; paradigmas de gestão da Economia Clássica (processos waterfall, organização em silos, grandes estruturas hierárquicas, comando- controle, etc.) são ineficientes e ineficazes em ambientes voláteis, incertos, complexos e ambíguos (VUCA); a experimentação e a aprendizagem são a base para a inovação e o crescimento exponencial; a gestão de negócios não é cliente da gestão de produtos, pois ambas são partes interagentes e interdependentes de um mesmo sistema de gestão organizacional que deve atuar de forma orquestrada para garantir a aceleração e crescimento.
  1. GESTÃO DE PROCESSOS E TECNOLOGIAS – Enquanto um negócio é suportado por seus produtos e serviços, estes são realizados pelos processos e tecnologias da organização. O Agile Business Owner deve compreender que a eficácia se tornou o diferencial dos negócios na Nova Economia Digital e a eficiência um requisito básico para a escalabilidade e o crescimento exponencial. Recomendamos o estudo e a prática do Pensamento Enxuto e Exponencial (ExO) na gestão de negócios assim como já é feita na gestão de produtos e serviços, pois a busca incessante pela redução de desperdícios, geração de valor, excelência técnica, inovação e melhoria contínua é a base da evolução organizacional nos dias de hoje. O Agile Business Owner deve contribuir para a consolidação de um modelo de Governança Lean-Agile-ExO na empresa.
  1. GESTÃO DE PESSOAS, ESTRUTURA E CULTURA – Negócios, produtos, processos e tecnologias resultam do trabalho incessante de pessoas, o maior ativo das organizações da Nova Economia Digital. Escolher as pessoas certas para fazerem as coisas certas é um dos maiores desafios do Agile Business Owner como líder de um contexto de negócio. Recomendamos ao Agile Business Owner alguns conhecimentos e habilidades relacionadas a gestão de pessoas, estrutura e cultura organizacional, pois o mesmo certamente irá se envolver no processo de atrair, desenvolver e liderar os membros de suas equipes, mas também novos gestores e demais colaboradores da organização. Os principais pontos que queremos destacar neste tópico são: a cultura é influenciada pelo modelo de gestão que, por sua vez, é influenciado pela liderança; a estrutura organizacional deve garantir o fluxo contínuo de valor a partir da redução do lead time (primeiro o processo, depois a estrutura); processos baseados em experimentação e aprendizagem dependem de um ambiente psicologicamente seguro.
  1. GESTÃO DE PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIOS – Se a gestão integrada de negócios, produtos, processos e pessoas é o grande desafio das organizações da Nova Economia Digital, transformar os modelos atuais de gestão nestas perspectivas é o grande desafio dos projetos estratégicos destas empresas. Um programa é uma iniciativa de evolução de um contexto organizacional composto de vários projetos ou iniciativas menores de mudança. O portfólio de projetos e programas contempla todas as iniciativas de negócios, produtos, processos e pessoas capazes de alavancar evoluir as capacidades organizacionais e alavancar os seus resultados. Tipicamente, um Agile Business Owner liderar um Programa de Aceleração de Negócio, motivo pelo qual deve dominar e colocar em prática métodos e ferramentas da gestão de Projetos, Programas e Portfólio. Os principais pontos que queremos destacar neste tópico são: projetos são um meio de realizar a mudança e não o fim em si; projetos devem produzir recursos (soluções) que irão suportar as novas capacidades da organização (necessidades); somente iniciativas de real valor agregado irão acelerar a conquista de resultados; projetos e programas devem ser gerenciados de forma orquestrada com a gestão de negócios, produtos, processos e pessoas (capacidade das equipes e valor para o negócio).

Conhecimentos de Métodos e Frameworks

Acreditamos que o crescimento exponencial das novas tecnologias não resulta de uma visão simplista de aumento de produtividade a partir de um pensamento linear da gestão empresarial. Todo este crescimento e seu impacto na transformação dos negócios, e até mesmo da própria sociedade, resulta de novos modelos mentais em liderança, gestão e cultura organizacional. O crescimento exponencial almejado pelas empresas da Nova Economia Digital é reflexo dos novos métodos e frameworks aplicados na gestão de negócios, produtos, processos, pessoas e projetos. Como líder de negócio, o Agile Business Owner deve conhecer os principais métodos e frameworks de gestão que estão sendo praticados pelo mercado empresarial no mundo digital ou que são tendências que podem resultar em diferenciais competitivos diante da concorrência.

Recomendamos ao Agile Business Owner o conhecimento dos valores, princípios e práticas das abordagens Lean, Ágil e Exponencial, pois consideramos esta tríade a base para evolução dos paradigmas de gestão na Nova Economia Digital. Além disso, o Agile Business Owner deverá dominar o tema Agilidade de Negócios, pois o seu papel é o mais crítico diante do desafio de adaptar o negócio às tendências de mercado, flexibilizar o atendimento às demandas dos clientes e realizar a transformação organizacional de forma rápida e sustentável. Frameworks de gestão também devem ser conhecidos, pois representam as melhores práticas desenvolvidas em determinados contextos de negócio que podem ser utilizadas pelo Agile Business Owner como solução para de seus problemas.

  1. PENSAMENTO ENXUTO – O Pensamento Enxuto (década de 80), ou Lean Thinking em inglês, reúne o conhecimento herdado do Modelo Toyota (anos 50 a 70) e o aplica na gestão de negócios. Na sua essência, esta abordagem se baseia em 5 princípios básicos que orienta o gestor a desenvolver um modelo mental focado em a) geração de valor, b) fluxo de valor, c) fluxo contínuo, d) produção sob demanda e e) perfeição. No contexto da Economia Digital, este pensamento foi promovido no universo das startups (empresas jovens com modelos de negócios repetíveis e escaláveis), que adotam uma abordagem empírica e adaptativa no desenvolvimento de produtos e mercados. O Pensamento Enxuto está muito presente no Pensamento Ágil e no Método Kanban, inicialmente criado pela Toyota como uma ferramenta de redução da variabilidade de processos e, posteriormente, estendido para uma abordagem evolucionária e incremental de transformação de um sistema organizacional.
  1. PENSAMENTO ÁGIL – O Pensamento Ágil iniciou na década de 90, a partir de diversas metodologias de desenvolvimento de software baseadas nas seguintes características: foco no cliente, ambiente colaborativo, equipes auto-organizadas, ciclos curtos de produção, adaptação às mudanças e melhoria contínua. Esta abordagem foi consolidada no Manifesto Ágil para o Desenvolvimento de Software, escrito em 2001 por 17 gurus da tecnologia líderes de algumas metodologias de desenvolvimento existentes na época. Na sua essência, o Pensamento Ágil consiste em 4 valores e 12 princípios que podem ser resumidos da seguinte forma: Organizações ágeis a) entregam valor continuamente, b) colaboram com clientes e parceiros na geração de valor, c) refletem sobre a forma como o valor é gerado, d) melhoram todos os aspectos que podem influenciar na geração de valor, e) tornam as pessoas incríveis para gerar ainda mais valor, e f) sustentam ambientes psicologicamente seguros para garantir a experimentação e a aprendizagem necessárias para este processo. O Agile Business Owner deve dominar esta abordagem de gestão, uma vez que seu título traz a palavra Agile diante do Business Owner.
  1. PENSAMENTO EXPONENCIAL – O Pensamento Exponencial é a base da teoria das Organizações Exponenciais (ExO), desenvolvida nos primeiros anos da década de 2010, a partir de observações feitas sobre o grande desempenho de algumas organizações da economia digital. Basicamente, este modelo demonstra que estas organizações realizam um crescimento da ordem de grandeza 10x maior que as empresas tradicionais. Para tanto, demonstram uma forte orientação a um Propósito Transformador Massivo (resolver grandes problemas da humanidade) e competência nas características representadas pelos acrônimos IDEAS (Interfaces, Dashboards, Exprimentação, Autonomia, Sociais) e SCALE (Staff sob demanda, Comunidade e Multidão, Algoritmos, Ativos Alvancados e Engajamento). Recomendamos ao Agile Business Owner conhecer esta abordagem e colocá-la em prática a partir de um modelo mental orientado ao crescimento exponencial, que estimule a priorização do desenvolvimento de novas capacidades baseadas nas características das Organizações Exponenciais.
  1. AGILIDADE DE NEGÓCIOS – Se a primeira década da agilidade enfatizou processos e ferramentas (métodos e frameworks), agindo contra o próprio manifesto, e a segunda dividiu as atenções entre escalabilidade e desenvolvimento de produtos, a terceira está focada na adaptabilidade dos negócios. Agilidade de Negócios é a capacidade de uma organização se adaptar rapidamente às mudanças de mercado e responder de forma flexível às demandas de seus clientes, fazendo isso de forma sustentável e com um desempenho superior ao de sua concorrência. Muito mais do que levar o Pensamento Ágil para fora do departamento de TI, é um conjunto de princípios de princípios que devem ser plenamente dominados pelo Agile Business Owner, pois acreditamos que está nas mãos do líder de negócios a missão de realizar a transformação ágil na perspectiva de negócios. Segundo o Instituto de Agilidade de Negócios, a Agilidade de Negócios é o novo sistema operacional das empresas da Nova Economia Digital, e contemmpla 4 dimensões e 12 domínios, totalmente centrados no CLIENTE, que devem ser dominados e praticados pelo Agile Business Owner: RELACIONAMENTO (Alta Gestão, Colaboradores, Parceiros), LIDERANÇA (Gestão de Pessoas, Cultura – Um Time, Estratégia Ágil), INDIVÍDUOS (Mindset de Crescimento, Propriedade e Responsabilidade, e Excelência Técnica) e OPERAÇÕES (Agilidade Processual, Agilidade Estrutural e Agilidade Empresarial).
  1. MÉTODOS E FRAMEWORKS – Diversos métodos de gestão, muito famosos até o início dos anos 2000, sucumbiram diante dos grandes desafios de crescimento na Nova Economia Digital. Basicamente, modelos desenvolvidos para um contexto estável e linear, que tolera grandes esforços de análise e planejamento para a execução em longos ciclos de trabalho determinístico. Para um mundo VUCA ou de pensamento exponencial, diversos métodos e ferramentas foram adaptados ou desenvolvidos nos últimos anos e devem ser objeto de estudo do Agile Business Owner. Dentre os principais métodos e frameworks existentes nos domínios das abordagens Lean, Ágil e Exponencial, podemos citar: a) Scrum, b) Kanban, c) Design Thinking, d) Design Sprint, e) Lean Startup, f) OKR – Objetives and Key Results, g) SAFe – Scale Agile Framework, h) LESS – Large-Scale Scrum, i) Disciplined Agile, j) Beyond Budgeting, k) Holacracy, l) Teal Oragnizations, m) Growth Hacking, dentre outros. Existem centenas de modelos, métodos e ferramentas que podem ser utilizados pelo Agile Business Owner como recursos na transformação organizacional que deve liderar. Cabe a ele ou ela compreender as suas reais necessidades, selecionar os mais adequados e experimentá-los para comprovar o valor para os interesses da organização.

HABILIDADES ESSENCIAIS

As habilidades essenciais apresentadas nesta seção são as competências que precisam ser conhecidas e praticadas por qualquer gestor que lidera uma iniciativa de mudança organizacional. Elas tratam das características de ser e fazer que os tornam exemplos de gestão e liderança na Nova Economia Digital. Elas não são habilidades exclusivas do Agile Business Owner, pois a grande maioria dos elementos apresentados nesta seção está presente na versão 4.0 do Modelo de Competência da Análise de Negócios do IIBA. Quanto maior o domínio e a consistência dessas características (tanto soft quanto hard), maior a integridade e efetividade do líder diante de sua missão organizacional.

Nesta seção, apresentamos as seguintes habilidades que devem ser desenvolvidas pelo Agile Business Owner:

  • Características Comportamentais
  • Pensamento Analítico
  • Habilidades de Comunicação
  • Habilidades de Interação

Características Comportamentais

As sete características comportamentais recomendadas para o Agile Business Owner podem ser aprendidas e praticadas por qualquer indivíduo, porém torná-las um hábito irá depender diretamente das crenças e valores desenvolvidos ao longo de uma vida. Estas características representam a integridade do ser humano e a sua capacidade de atuar para um bem maior que a sua própria identidade. No contexto profissional, elas podem conflitar com a cultura e com o modelo de gestão de muitas empresas, mas defendemos fortemente a sustentação de suas práticas para a garantia de uma sociedade mais próspera e justa.

  1. ÉTICA – Esta é uma característica imprescindível para o Agile Business Owner, pois é através dela que o profissional irá conquistar o respeito das partes interessadas e influenciar a evolução de seu contexto de negócio de forma sustentável. Além disso, a habilidade de reconhecer questões éticas diante de um problema ou solução, e saber conduzir a resolução dos conflitos de interesse, poderá reduzir a exposição do negócio ao risco.
  1. DIVERSIDADE – Um Agile Business Owner reconhece que a diversidade tem papel crucial na solução de problemas e na criação de novos produtos, serviços e tecnologias na Nova Economia Digital. Ou seja, a diversidade de raça, gênero, idade, cultura, crenças, habilidades físicas e mentais, estimula a inovação e influencia as decisões do Agile Business Owner.
  1. RESPONSABILIDADE – Demonstrar responsabilidade pelo cumprimento de seus deveres é uma característica essencial na vida de qualquer líder. Não basta se considerar responsável por alguma coisa, mas sim ser considerado responsável a partir das consequências de seus atos. O que está no escopo da responsabilidade do Agile Business Owner? A conquista de melhores resultados de negócio, o desenvolvimento de novas capacidades organizacionais (diferenciais competitivos), o desenvolvimento e a execução da estratégia de negócio, a evolução da equipe e o foco no encantamento do cliente.
  1. CONFIABILIDADE – A percepção de que alguém é digno de confiança é uma característica imprescindível de quem tem a missão de liderar a mudança de um determinado contexto de negócio. O Agile Business Owner conquista a confiança de suas equipes e demais partes interessadas a partir da realização de suas iniciativas, da geração de resultados, de atitudes que transmitem confiança e da coerência entre o seu discurso e a prática.
  1. DISCIPLINA – Diante do ambiente disciplinado das abordagens Lean e Ágil, principalmente no que tange ao aperfeiçoamento pessoal e profissional, uma das principais características de um Agile Business Owner é a capacidade de organizar seu trabalho em escopo e tempo. Isso aumenta sua produtividade (priorização e execução) e demonstra seu respeito para com os clientes (planejamento) e colegas de trabalho (cumprimento de horário). Dentro do seu escopo de atuação, podemos citar a forma como ele ou ela organiza agenda, objetivos, resultados-chave, políticas, regras, requisitos, planos, entregáveis, entre outros.
  1. ADAPTABILIDADE – Tipicamente, Agile Business Owners atuam em ambientes de negócio que são voláteis, incertos, complexos e ambíguos. Portanto, é imprescindível que desenvolvam a capacidade de adaptar rapidamente seus comportamentos, métodos de trabalho e abordagens diante de diferentes organizações, contextos, situações e partes interessadas. Agile Business Owners demonstram interesse em aprender o que os outros necessitam e coragem para tentar novos comportamentos.
  1. COMPROMETIMENTO – O comprometimento é uma das molas propulsoras do sucesso, pois tem a ver com o respeito aos acordos feitos por um indivíduo diante de sua missão, sejam eles escritos ou verbais, formais ou informais. No caso do Agile Business Owner, estamos falando de seu comprometimento com os valores da organização, com os resultados de suas iniciativas e com as seis características apresentadas anteriormente.

Pensamento Analítico

Pensamento analítico é a capacidade que tem um indivíduo de explicar um problema através de sua decomposição em partes mais simples, facilitando a compreensão do todo. O pensamento analítico é considerado uma competência indispensável para o Agile Business Owner, pois a complexidade de seu contexto demanda a frequente decomposição de problemas nas perspectivas de negócio, produto, projeto, processo e pessoas.

  1. APRENDIZAGEM – Aprendizagem é a capacidade do indivíduo absorver rapidamente novos e diferentes tipos de informação, bem como modificar e adaptar, de forma rápida e efetiva, um conhecimento existente para um outro contexto. É o processo do indivíduo ganhar conhecimento e habilidade num assunto. No caso do Agile Business Owner, recomendamos que o profissional desenvolva a habilidade cognitiva de substituir crenças limitantes por crenças evolutivas, viabilizando o rápido aprendizado de novos conceitos, valores, princípios e práticas do Lean, Agile e Organizações Exponenciais na gestão de negócios.
  1. PENSAMENTO CONCEITUAL – Mesmo diante da capacidade de aprendizagem, o Agile Business Owner irá receber uma grande quantidade de informação detalhada e diferente do que está acostumado a tratar, começando pelos novos conceitos, princípios e práticas de gestão que precisa assimilar e colocar em prática. Um pensamento conceitual deve ajudar esses profissionais a compreender como toda essa informação se relaciona com o seu contexto de negócio, com as partes interessadas, com as percepções de valor, as necessidades, as soluções e as mudanças. O Agile Business Owner deve saber conectar as informações, formando novos padrões e modelos de análise, tratando de questões estratégicas de uma forma diferente de como trata de questões táticas e operacionais (seus níveis de abstração e importância).
  1. PENSAMENTO VISUAL – Diante da habilidade do pensamento conceitual, recomendamos que o Agile Business Owner desenvolva a capacidade de comunicar conceitos e modelos complexos a partir de um pensamento visual. O pensamento visual tem por objetivo dar um sentido lógico ou estético a uma informação não visual, que pode levar a uma rápida compreensão dos problemas e soluções pelas partes interessadas, bem como seu engajamento na iniciativa. A ideia é fazer uso de diagramas, desenhos, gráficos e modelos, a fim de estimular o processo criativo.
  1. PENSAMENTO SISTÊMICO – Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função. Desenvolver um pensamento sistêmico significa aprender a ver uma organização de forma holística, compreendendo como pessoas, processos, tecnologias e outras organizações se relacionam no contexto do negócio. É imprescindível que um Agile Business Owner desenvolva um pensamento sistêmico diante da volatilidade e complexidade dos problemas da Nova Economia Digital.
  1. PENSAMENTO CRIATIVO – Diante de sua responsabilidade de alavancar resultados e evoluir um determinado contexto de negócio, é obrigação do Agile Business Owner pensar de forma criativa e ajudar os outros a fazerem o mesmo. Afirmamos isso, pois é o pensamento criativo que é capaz de gerar novas ideias, abordagens e alternativas para a resolução de problemas e a criação de novas oportunidades, demandando as quatro características anteriores . Esta habilidade também contempla a dissociação de ideias e conceitos existentes, viabilizando a mudança do contexto organizacional.
  1. PENSAMENTO CRÍTICO – Para que um problema seja bem resolvido é importante que ele seja analisado de maneira distante e racional, e isso só é possível quando você deixa de lado as suas crenças e o seu modo de pensar. A capacidade de fazer isso é chamada de pensamento crítico, um julgamento propositado e reflexivo sobre o que acreditar ou o que fazer em resposta a uma observação, experiência, expressão verbal ou escrita, ou argumentos. Recomendamos ao Agile Business Owner desenvolver um pensamento crítico por meio da curiosidade, compreensão e lógica, tornando cada vez mais objetivo o seu processo de tomada de decisão diante de problemas complexos.
  1. TOMADA DE DECISÃO – Uma decisão efetiva pode depender das informações que dispomos sobre o tema em questão, da análise que fazemos sobre a origem e a relevância dessas informações, as comparações que realizamos entre as opções similares ou distintas, e a identificação daquela opção mais desejável. No entanto, sabemos que a maioria das decisões são feitas por critérios emocionais e não racionais, motivo pelo qual recomendamos ao Agile Business Owner o desenvolvimento da habilidade de tomar decisões de forma rápida e pragmática, baseando-se sempre em dados e fatos, e mantendo as características comportamentais apresentadas anteriormente.
  1. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – Definir um problema e resolvê-lo no contexto de um negócio demanda não somente compreender suas causas e efeitos sobre o que é valor para a organização, mas também identificar as reais necessidades de mudança e conceber possíveis soluções que possam ser executadas de forma efetiva. Uma vez tomada uma decisão de mudança, o Agile Business Owner tem a obrigação de demonstrar a capacidade de resolver seus problemas associados com o envolvimento de todas as partes interessadas.

Habilidades de Comunicação

Ter uma comunicação efetiva sempre foi um dos maiores desafios empresariais. Mesmo hoje, com o grande número de ferramentas tecnológicas de apoio à comunicação, diversos problemas surgem pelos ruídos nas mensagens ou mesmo pelo afastamento do contato direto entre as pessoas de uma empresa. Esta realidade torna burocrático, ineficiente, ambíguo e lento todo o processo de troca de informações. Como consequência, diversos são os efeitos negativos deste cenário, como mensagens perdidas, falta de alinhamento entre equipes, reuniões inúteis, sobrecarga de e-mails, falta de feedback, entre outras.

O Agile Business Owner deve se capaz de adaptar seu estilo e suas técnicas de comunicação com o objetivo de aumentar a efetividade de sua interação com o público alvo de suas mensagens. Ele também deve perceber que o tom, a linguagem corporal, o contexto e as diferentes referências de cada pessoa alteram o significado das palavras. Por isso, é importante que o Agile Business Owner consiga transmitir segurança e credibilidade para todas as partes desenvolvendo as seguintes habilidades:

  1. COMUNICAÇÃO VERBAL – Tipicamente, Agile Business Owners atuam em ambientes profissionais que demandam a interação com pessoas das mais diferentes áreas do conhecimento. Por esta razão, e diante da missão de alavancar resultados e evoluir o contexto de negócio, é essencial que saibam expressar verbalmente, de forma clara e objetiva, suas informações, ideias, conceitos, fatos e opiniões. A comunicação verbal é o recurso mais rápido e efetivo que temos para demonstrar nosso respeito e empatia para com o modelo mental das outras partes, estimulando o diálogo e a colaboração na resolução dos problemas. Recomendamos ao Agile Business Owner o estudo e a prática de novas habilidades neste tema.
  1. COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL – Muita gente desconhece que as mensagens não-verbais causam um impacto muito mais profundo do que a própria comunicação verbal em si. Nossos estados emocionais, e a forma como manifestamos os mesmos no humor, na forma como nos vestimos e nas nossas expressões corporais. Pense que todo um conteúdo falado pode ser desqualificado somente pela entonação da nossa voz ou nossa postura durante o discurso. Recomendamos fortemente ao Agile Business Owner o estudo e a prática de técnicas de comunicação não-verbal, aprendendo a interpretar os sinais presentes no comportamento das demais partes e saber adaptar o seu comportamento diante de novos ambientes e cenários profissionais (desenvolver rapport, por exemplo).
  1. COMUNICAÇÃO ESCRITA – A comunicação escrita é a prática de usar texto para transmitir e compartilhar informações. A compreensão do público depende da forma de apresentar as informações e ideias, isso requer que o Agile Business Owner faça a seleção correta das palavras quando for enviar uma mensagem escrita, seja qual for o meio escolhido. É preciso garantir que seja clara, direta e o que o resultado seja o rápido entendimento do significado pretendido pelo público-alvo da mensagem, pois, na comunicação escrita não temos outros recursos adicionais como tom de voz e expressões faciais, por exemplo, que muitas vezes conseguem trazer mais sutileza em assuntos complexos e transformarem o sentido da mensagem, lembrando que o resultado da mensagem é a interpretação do receptor.
  1. COMUNICAÇÃO VISUAL – Utilizar recursos visuais, como ilustrações, desenhos, gráficos e mapas é profundamente integrador, pois permite combinar o lado direito do cérebro, responsável pela percepção visual e o lado esquerdo, que capta os estímulos verbais. Diante disso, o Agile Business Owner deve operar diálogos e conduzir reuniões, estimulando a interação dos participantes com auxílio visual e movimentos físicos, pois, a comunicação visual é a interseção entre Texto, Gráficos (desenhos, mapas, ilustrações) e Movimento (dimensão espacial, postura, gestos etc).
  1. ESCUTA – Escutar é muito mais do que ouvir, pois é necessária a interpretação do significado das palavras no contexto do diálogo ou da exposição do orador. Portanto, a partir do momento em que uma pessoa se coloca para conversar com outra e presta atenção na sua fala, ela deve demonstrar um interesse verdadeiro pelo assunto. Desenvolver a habilidade de escuta é essencial para os líderes que têm como responsabilidade alinhar as percepções e os interesses de diferentes partes, como é o caso do Agile Business Owner. Recomendamos a este profissional que desenvolva habilidades de escuta ativa, não somente para compreender e interpretar com atenção as informações fornecidas, mas também para demonstrar empatia pelos oradores que estão diante dele.

Habilidades de Interação

As habilidades de interação apresentadas nesta seção sustentam a capacidade do Agile Business Owner trabalhar em equipe, facilitar reuniões e eventos colaborativos, negociar e resolver conflitos, influenciar e liderar um processo de transformação, assim como orientar e treinar profissionais e equipes. É um grande desafio para qualquer profissional se tornar competente em todas estas habilidades, mas sabemos que grandes líderes de negócio desenvolvem essas capacidades ao longo de suas carreiras pelo grande desejo de fazerem a diferença naquilo que acreditam, irem além do que sempre fizeram e se tornarem referência para os próximos que irão aderir ao mesmo caminho.

  1. TRABALHO EM EQUIPE – Tipicamente, um Agile Business Owner lidera uma equipe de negócio e uma ou mais iniciativas de aceleração de resultados (programa). Diante disso, é essencial que o trabalho em equipe faça parte da competência deste profissional, pois a interação constante com outros gestores, product managers e owners, gerentes de projeto, analistas, especialistas, entre outros, irá demandar um verdadeiro comportamento colaborativo. Construir e manter a confiança dos colegas contribui para a manutenção da integridade da equipe e ajuda a atingir o máximo de desempenho no trabalho.
  1. FACILITAÇÃO – Facilitação é a habilidade de um indivíduo moderar as discussões de um grupo a fim de viabilizar a participação de todos nas atividades de análise e planejamento. Ela também garante que os participantes estejam aptos a reconhecer e apreciar os diferentes pontos de vista que estão sendo articulados numa dinâmica, tornando-a colaborativa. É recomendado que um Agile Business Owner possua habilidade de facilitação de reuniões e workshops, pois este é um recurso muito útil que pode ser necessário durante a orquestração de sua estratégia junto às demais partes interessadas.
  1. NEGOCIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS – Negociação e resolução de conflitos consiste em mediar discussões a fim de ajudar seus participantes a reconhecer as diferentes opiniões que existem sobre um assunto de interesse, resolver as diferenças entre as partes e chegar a conclusões que tenham o acordo de todos. Tipicamente, o Agile Business Owner deverá mediar negociações entre as partes interessadas a fim de alcançar um entendimento e um acordo comum em relação aos resultados e/ou evolução do negócio. Por esta razão, recomendamos ao Agile Business Owner aprender e colocar em prática técnicas de negociação e resolução de conflitos capazes de ajudar a fortalecer as relações de trabalho entre as partes interessadas.
  1. INFLUÊNCIA E LIDERANÇA – Liderança é a capacidade que uma pessoa tem de guiar um grupo de indivíduos para um objetivo comum, tipicamente um propósito ou ideal transformador. A liderança depende do poder de influência do indivíduo, mas não necessariamente todo indivíduo influente se torna um líder num ambiente de negócio. Juntas, a liderança e a influência podem motivar as pessoas a trabalharem juntas para conquistar os objetivos de uma organização, superando até mesmo metas desafiadoras. O Agile Business Owner deve ser capaz de formular um cenário desejado e influenciar as partes interessadas na percepção de valor do processo de transformação organizacional, liderando as mudanças necessárias que irão resultar em novas capacidades de negócios e alavancagem de resultados. Compreender as crenças e valores que motivam as partes envolvidas no contexto do negócio, e como suas energias podem ser canalizadas para as iniciativas de transformação, é essencial na competência de um Agile Business Owner.
  1. MENTORIA – Mentoria é um processo de desenvolvimento profissional em que um indivíduo (mentorando) é orientado diretamente por um profissional mais experiente e bem sucedido (mentor) a fim de ajudá-lo na conquista de seus objetivos de carreira ou de resultados num tema específico. Recomendamos fortemente ao Agile Business Owner a dedicação de tempo a ações de mentoria junto aos membros de sua equipe e de outras áreas organizacionais, pois a evolução de seu contexto de negócio depende do desenvolvimento de seus colaboradores e da formação de novos indivíduos para este papel. Cabe ressaltar que o processo da mentoria é diferente do Coaching.
  1. COACHING Coaching é uma forma de desenvolvimento humano na qual um treinador (coach) orienta seu cliente (coachee) num processo de transformação de crenças e desenvolvimento de novas capacidades que irão sustentar melhores resultados pessoais e/ou profissionais. O processo é baseado na formulação de uma estratégia de mudança (estado presente + estado desejado + recursos necessários) e a desconstrução de crenças limitantes que possam impedir a tomada de decisão e a mudança de hábitos do indivíduo. Recomendamos ao Agile Business Owner o domínio de algumas ferramentas de Coaching, pois elas poderão ajudar na evolução de suas equipes e na mudança das crenças limitantes que impedirão a transformação organizacional.

Conclusão

O Modelo de Competência do Agile Business Owner recomenda um vasto conjunto de conhecimentos e habilidades que precisam ser desenvolvidos pelos profissionais que almejam um alto nível de desempenho neste papel. Sabemos o quanto difícil é estudar, assimilar e colocar em prática todo esse conteúdo, mas temos visto cada vez mais profissionais demonstrando essas competências em ambientes verdadeiramente ágeis, movidos pela missão de mudar o mundo do trabalho e pelo desafio de evoluir continuamente como ser humano.

Recomendamos que esta lista seja utilizada como um guia de referência para o desenvolvimento humano e organizacional de empresas da Nova Economia Digital, em especial na formação de seus executivos e líderes de negócio, em especial os Agile Business Owners. Ela não deve ser tratada como um instrumento racional de avaliação de competências, pois este não é o objetivo deste modelo. Enquanto o Modelo de Liderança manifesta o que é um Agile Business Owner, o Modelo de Prática apresenta o que ele faz e o Modelo de Competência recomenda um jeito de ser e fazer a liderança de negócios na Nova Economia Digital.