Sobre o Guia de Referência

O Guia de Referência do Agile Business Owner consiste num corpo de conhecimento (conjunto de conteúdos-base para estudo) que tem por finalidade orientar o desenvolvimento profissional dos Líderes de Negócios da Nova Economia Digital. Em outras palavras, é um manual de gestão e liderança para a camada de negócios que busca desenvolver diferenciais competitivos e alavancar os resultados empresariais com as abordagens Lean, Ágil e Exponencial.

O conteúdo deste Guia de Referência foi organizado e sistematizado por um grupo multidisciplinar de especialistas em análise e gestão de negócios, que acreditam no potencial de aceleração de resultados (crescimento exponencial sustentável) a partir da evolução do modelo mental da grande maioria dos gestores que ainda atua com os paradigmas de liderança da Economia Clássica. Criar um senso de urgência na incorporação do papel de Agile Business Owner nas organizações e estimular a maestria em seus praticantes frente aos desafios do novo cenário econômico mundial é o grande propósito desta iniciativa.

O Público Alvo deste Guia de Referência

  1. GESTORES DE NEGÓCIOS interessados no desenvolvimento profissional baseado no papel do Agile Business Owner, seja deles próprios ou dos membros de suas equipes;
  1. GESTORES DE PESSOAS interessados na avaliação e desenvolvimento de talentos para liderar a gestão de negócios na Economia Digital;
  1. CONSULTORES EMPRESARIAIS interessados na capacitação de executivos e demais líderes de negócios com o objetivo de acelerar a conquista de resultados em suas iniciativas;
  1. INSTRUTORES DE MERCADO interessados na formação de Agile Business Owners e incorporação dos Programas de Educação e Certificação em seus portfólios de serviços;
  1. PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS que queiram incluir o corpo do conhecimento do Agile Business Owner em seus cursos de graduação, extensão ou pós-graduação em Gestão ou Agilidade de Negócios.

A Estrutura do Guia de Referência

O Guia de Referência do Agile Business Owner foi estruturado para ser um sistema orgânico que evolui constantemente a partir da experimentação e aprendizagem de seus praticantes, sendo composto de quatro Modelos de Referência, cujo foco é a definição dos padrões de referência do papel, e dois Programas de Desenvolvimento, cujo foco é o desenvolvimento profissional do indivíduo.

Os Modelos de Referência do Agile Business Owner são:

Os Programas de Desenvolvimento do Agile Business Owner são:

A figura abaixo ilustra a estrutura concebida para o Guia de Referência, ressaltando a interdependência entre os elementos:

  • Liderança e Prática – A essência do papel;
  • Educação e Competência – A base de sua formação;
  • Proficiência e Certificação – O caminho da sua evolução.

A Origem do Guia

Nosso Guia de Referência do Agile Business Owner tem como origem a palestra “Business Owner: The Most Critical Role for The Future of Agile” (Business Owner: O Papel Mais Crítico para o Futuro da Agilidade), proferida por Luiz C Parzianello na trilha The Future of Agile Software Development (IEEE) da Agile Conference 2019 (Washington, DC – 07/08/2019).

Naquele evento, Parzianello defendeu a tese de que a agilidade evoluiu do nível operacional de processos e ferramentas (Agile Coaches e Team Members) para o tático de produtos e serviços (Product Managers e Owners), demandando uma próxima evolução para o nível estratégico de negócios (Business Agility), onde o Business Owner se tornaria o papel mais crítico neste contexto de transformação organizacional.

Desde então, nos motivamos a criar um Guia de Referência para as ações de contratação, desenvolvimento e avaliação dos Líderes de Negócios da Nova Economia Digital, que utilizam as abordagens Lean, Ágil e Exponencial como base para a estruturação de seus modelos de gestão e cultura organizacional. Queremos orientar especialmente aqueles gestores que ainda sustentam os paradigmas de gestão da Economia Clássica neste novo cenário econômico cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. Queremos ajudar aqueles que almejam ou necessitam desempenhar com êxito o papel de Agile Business Owner em suas organizações.

Atualmente, o Guia de Referência é mantido por um grupo de especialistas em Agilidade de Negócios cuja missão é a educação executiva dos líderes que já atuam ou atuarão como Agile Business Owners. Nosso propósito é transformar o mundo empresarial num ambiente próspero e justo no contexto da Nova Economia Digital. Promovemos a alta performance organizacional a partir de uma visão integrada das perspectivas de negócios, produtos, processos, projetos e pessoas.